Share Button
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Projeto União Sertaneja, juntamente com a Federação das Centrais de Associações do Território do Sisal e Região e a Central de Associações de Monte Santo (UNAMS) realizou, na cidade de Monte Santo, o 1º Seminário da Juventude Associativista. Com o tema “Inclusão da Juventude nos Movimentos Socioculturais”, o evento contou com a participação de aproximadamente 80 jovens de onze municípios do Território do Sisal e região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No período da manhã, o educador social da cooperativa de crédito Ascoob Itapicuru, Givaldo Souza, ministrou uma palestra com o tema: Políticas Públicas e Juventude. No período da tarde, os jovens  visitaram a Escola Família Agrícola do Sertão  (EFASE).

A noite foi recheada de apresentações culturais: música, poemas, danças e teatro. No dia seguinte, aconteceu a excursão ao Monte da Santa Cruz. Em seguida, o diretor de finanças da Federação fez uma explanação do contexto histórico do associativismo. O evento foi finalizado com a participação do coordenador-geral da Federação, Valter Vieira, que apresentou as demandas e a criação da rede de juventude da Federação. Foram eleitos dois jovens de cada município para estarem nas discursões na busca de direitos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O seminário foi parte do planejamento da Federação União Sertaneja, no qual cada uma das 11 centrais de associações realizaram, previamente, encontros semelhantes em seus municípios, elegendo cinco jovens para participar do evento em Monte Santo, que teve o apoio da Humana Brasil, Ascoob Itapicuru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Santo (STTR) e da União Européia.

Por Valter Vieira, com colaboração de Leandro da Silva

Deixo o seu comentário

comentário(s)