Share Button
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Na Bahia, 147.499 eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições ainda não regularizaram o título eleitoral. Em todo o país, são mais de um milhão de eleitores (1.897.640). Quem está com o cadastro irregular tem até a próxima terça-feira, 2 de maio, para comparecer ao cartório eleitoral e regularizar a situação, sob pena de ter o título cancelado automaticamente entre os dias 17 e 19 de maio.

Em Santaluz, cidade que possui 30.094 eleitores, 297 pessoas faltaram às últimas três eleições sem justificar a ausência e precisam regularizar o título, mas, até a segunda-feira (24), apenas cinco tinham comparecido ao cartório, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Para fazer a regularização, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

Confira a lista contendo os nomes e os números das inscrições dos eleitores que faltaram às três últimas eleições em Santaluz

Eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não precisam realizar o procedimento. O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral por meio de pesquisa no site do TRE-BA. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Confira o número de eleitores que podem ter o título cancelado em cada cidade da região sisaleira

Araci tem 504 eleitores com cadastro irregular; Barrocas 76; Biritinga 132; Candeal 41; Cansanção 341; Conceição do Coité 402; Ichu 25; Itiúba 338; Lamarão 97; Monte Santo 467; Nordestina 129; Queimadas 259; Quijingue 153; Retirolândia 76; São Domingos 62; Serrinha 763; Teofilândia 225; Tucano 507 e Valente 126.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)