Share Button
dsc_0111

Evento foi realizado na Praça dos Quiosques em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

A Semana da Pátria em Santaluz, que dá início às comemorações da Independência do Brasil, celebrada no próximo dia 7 de Setembro, teve início na manhã desta sexta-feira (1º) com a realização da 48ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A solenidade de abertura ocorreu na Praça dos Quiosques, região central da cidade, com o acendimento do fogo simbólico da Pátria e hasteamento das bandeiras. Como de costume, o ato cívico teve forte participação popular e reuniu centenas de alunos da rede pública municipal de ensino e atletas de Santaluz, Queimadas e Serrinha. Houve apresentação da Fanfarra Municipal de Santaluz (Famsluz). A Polícia Militar de Santaluz e as Guardas Municipais de Santaluz e Queimadas acompanharam os atletas durante todo o percurso.

dsc_0174

Prefeita Quitéria passa pira ao atleta luzense Diego | Foto: Notícias de Santaluz

Durante o ato, o fogo simbólico foi levado até a pira instalada na praça, e passado a prefeita Quitéria Carneiro. No final da solenidade, após a execução dos hinos, a prefeita acendeu a chama e, em seguida, alunos da rede pública municipal de ensino, atletas e representantes da sociedade luzense saíram em direção à cidade de Valente, onde ocorre nova solenidade e o fogo simbólico segue viagem.

dsc_0182

Atletas luzenses levaram fogo simbólico até a cidade de Valente | Foto: Notícias de Santaluz

O evento foi promovido pela Liga do Fogo Simbólico da Pátria, com o apoio da Liga Desportiva Luzense (LDL) e da Prefeitura Municipal de Santaluz, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Corrida
Cada município seleciona os atletas, que seguem em um carro e são distribuídos ao longo do percurso, se revezando na condução da pira, mantendo uma distância segura. A corrida é encerrada no município vizinho, onde a tocha é entregue à comissão local. A corrida é finalizada na cidade de Serrinha, onde a pira é mantida acesa no Coreto situado na Praça Luiz Nogueira, até o dia 7 de setembro.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)