WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Laboratório Checap drogaria_santana

Açude em Itiúba garante abastecimento emergencial para Santaluz e Queimadas

Share Button
acude_denocs

Foto: Reprodução/ Diário do Sisal

O Açude de Jacurici, em Itiúba, no Distrito de Rômulo Campos, e que se encontra com mais de 80% de sua capacidade de armazenamento, vai passar a abastecer emergencialmente os municípios de Queimadas e Santa Luz a partir desta quarta-feira, 18. A cessão do uso das águas do Açude de Jacurici para a dessedentação humana e animal, será assinada em ato que contará com a presença do coordenador regional do DNOCS na Bahia, Heraldo Rocha e representantes da Embasa. “Este é um momento importante e mostra a importância do Dnocs para o nordeste brasileiro. As cidades de Queimadas e Santa Luz eram abastecidas pela Barragem da Leste, no leito do Rio Itapicuru, que serve para atender mais de 70 mil pessoas que moram nas duas cidades e que, devido a estiagem, encontra-se no seu ponto mais crítico para captação de água. O Dnocs vai ceder as águas do Açude de Jacurici, emergencialmente, para atender a estas cidades que estão passando por dificuldades”, explicou Rocha. Atualmente, as águas do açude atendem a cidade de Itiúba e está com mais de 80% da capacidade de armazenamento. O açude é uma grande obra de engenharia do DNOCS, com a barragem a 18 Km da sede. Tem uma superfície de 1.974 ha e acumula um volume de 146.819.000 m³/s, sendo 1/1.000.000m³ de reserva intangível, sendo que oferece um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 ha. A barragem do Açude de Jacurici está implantada no rio Jacurici, a 32 km da confluência com o rio ltapicuru. A solenidade de abertura das comporta do açude de Jacurici pelo coordenador Heraldo Rocha acontece às 11h30. Informações do site Diário do Sisal.

4 respostas para “Açude em Itiúba garante abastecimento emergencial para Santaluz e Queimadas”

  • José Ailson Oliveira disse:

    A água do Jacurici tem alto índice de salinidade. A EMBASA vai abandonar a barragem da Leste? Por que não fazer a dragagem para retirar a terra, aumentando assim a capacidade de armazenamento de água no Itapicurú?

  • Carlos disse:

    E a limpeza da barragem da Leste quem vai fazer não adianta vim água para uma barragem que só tem lama.E não é faltar de recurso e falta de interesse embasa tem recursos para pratocinar o esporte da Bahia e não tem para limpar uma barragem que dar muito dinheiro a empresa.

  • Guildo Santana lopes disse:

    É uma vergonha políticos desta geração depender de uma obra antiga pra evitar calamidade deveriam ter vergonha na cara porque quando está barragem esteve praticamente seca em 2011/2012 não tiraram uma pá de lama.Eu pergunto quando vai surgir alguém na política capaz de pensar nas próximas gerações?

  • Jackson VALENTE BA disse:

    Falta ao governo tomar vergonha na cara e construir uma barragem no médio Itapicuru para represar mais de 40 km de água, abastecer cidades e incrementar pequenos e médios projetos de irrigação para gerar emprego e renda na região. Ano que vem aparece um monte de FDP’s procurando votos na região e prometendo, como sempre.

Deixe seu comentário







WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia