Share Button

As ações para abastecimento de água dos municípios de Queimadas e Santaluz estão avançando. Nessa semana, as intervenções para aumentar o nível da Barragem da Leste deram resultados: o volume de água que estava praticamente zerado subiu para três metros, suficiente para manutenção do abastecimento de água até que fique pronta a nova captação. Segundo a Embasa, esse resultado foi possível com a liberação de 800 mil metros cúbicos de água da Barragem de Ponto Novo. As condições para represar a água se deram com a retirada de barramentos clandestinos e bombas de médio porte instaladas irregularmente ao longo do Rio Itapicuru. 

16_02_17_captacao_barragem_da_leste_apos_intervencoes_nivel_satisfatorio

Nível da Barragem da Leste no dia 16 de fevereiro, em condições satisfatórias para captação de água após intervenções.

Paralelo a essa ação, a Embasa já concluiu a limpeza e recuperação do canal que vai levar água da Barragem do Rio Jacurici (distrito de Camandaroba, em Itiúba) até o Rio Itapicuru. Essa água vai ser represada na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde será implantada uma nova estrutura de captação e uma adutora que vai transportar a água para a Estação de Tratamento de Queimadas e, posteriormente, será distribuída aos dois municípios. Os investimentos são da ordem de R$ 3,3 milhões e de um total de 9,5 quilômetros de adutora, 5,3 já foram implantados. De acordo com a Embasa, o próximo passo será a implantação da estrutura de captação flutuante. As intervenções também prevêem obras de desassoreamento da Barragem da Leste.

14_02_17_captacao_barragem_da_leste_nivel_critico

Nível da Barragem da Leste no dia 14 de fevereiro, antes das intervenções.

Em uma audiência pública realizada na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Queimadas, com representantes dos dois municípios atendidos, o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, detalhou as ações que estão sendo realizadas. “Contamos com os moradores dos dois municípios para que intensifiquem os hábitos de consumo racional e usem a água apenas para fins essenciais. Com a união de esforços entre Embasa, poder público e população, conseguiremos passar por esse momento de dificuldade”, enfatizou o gerente.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)