Share Button
img_0526

Foto: Divulgação/CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santaluz promoveu nesta semana um ciclo de palestras gratuitas com tópicos que perpassam por temas como gestão, finanças e empreendedorismo. A iniciativa aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Ascoob Itapicuru e a Prefeitura Municipal.

O primeiro encontro foi realizado na terça-feira (12), das 19 às 22h, na sede da CDL, e abordou assuntos relacionados a caixa e fluxo de caixa. O público formado, principalmente, por empreendedores, microeempreendedores e trabalhadores do comércio foram orientado em questões como ferramenta de controle financeiro, planejamento a partir do fluxo de caixa e tomada decisões a partir do fluxo de caixa. A palestra foi ministrada por Jesiel Borges, empresário, palestrante e consultor do Sebrae. Especialista em Direto Triburário e Gestão Empresarial e bacharel em Ciências Contábeis.

Foto: Divulgação/CDL

Foto: Divulgação/CDL

Na quarta-feira (13), às 19h30, o encontro com empreendedores teve como tema “Crédito e uma boa gestão garantem o sucesso do negócio”. O evento realizado pela Setre com a participação de representantes da Ascoob Itapicuru e de um agente de desenvolvimento vinculado à prefeitura municipal teve como objetivo apresentar o Programa Estadual de Microcrédito (CrediBahia), que oferece empréstimos, com taxas de juros menores que as praticadas pelo sistema bancário, para ampliar a geração de renda e fortalecer o trabalho de empreendedores individuais, grupos de produção, e associações e cooperativas que não têm acesso às vias de crédito usuais.

Foto: Divulgação/CDL

Foto: Divulgação/CDL

Na oportunidade, os participantes conheceram as linhas de crédito disponibilizadas pelo programa que podem ser utilizadas para financiar tanto investimentos fixos (construção, reforma, ampliação de instalações permanentes, aquisição de máquinas e equipamentos), como também capital de giro (compra de mercadorias para revenda, matérias-primas e materiais diversos usados na produção). O encontro foi medidado por José Paulo Crisostomo Ferreira, coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Setre.

Já na quinta-feira (14), terceiro e último dia do evento, foram discutidas diretrizes comerciais dos segmentos de confecções, bares e restaurantes do município. O encontro foi dividido em dois momentos, às 17h e às 19h, com palestras ministradas por Ellen Monteiro, consultora do Sebrae.

Foto: Divulgação/CDL

Foto: Divulgação/CDL

Para o presidente da CDL de Santaluz, Rodrigo Santana, o ciclo de palestras alcançou bons resultados. “Através desses encontros, pretendemos fortalecer o comércio de Santaluz e proporcionar a um número cada vez maior de empreendedores a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos de gestão do comércio. A CDL tem um papel fundamental nessa questão. Tenho certeza que os participantes saíram daqui mais preparados para lidar com seus negócios e mais atentos aos mecanismos de controle, sobretudo finaceiro”, avalia Rodrigo.

O ciclo de eventos da CDL de Santaluz prossegue na próxima semana, entre segunda-feira (18) e sexta-feira (22), às 19h, com a realização de palestra com o tema ‘Tributação na Medida’, além de curso com consultoria. O novo Simples Nacional e reforma trabalhista estão entre os conteúdos que serão abordados. Os interessados em participar devem procurar a CDL para mais informações.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)