Dentre as bebidas que acompanham a ceia, grande destaque se dá aos vinhos, com ênfase aos espumantes. Dos vinhos, os mais consumidos são os tintos, que apresentam 108 Kcal em uma taça de 150 ml. Normalmente, a ceia é feita à meia noite, se estendendo até as primeiras horas do dia. Sendo assim, é importante fazer as 5 refeições do dia para que não ocorra a compulsão alimentar nesta hora.

Sabemos que alguns exageros ocorrem e representam um “grande desastre” para aquelas pessoas que passaram o ano inteiro controlando as calorias ingeridas. E para controlar os efeitos das ceias de Natal e Ano Novo sobre o seu peso, alguns cuidados na hora do preparo e da escolha dos alimentos a serem servidos podem ajudar.

Quando se escolhe uma carne mais magra (chester, peru, frango, peixes) como prato principal, pode-se optar por acompanhamentos um pouco mais gordurosos, como maionese e tortas salgadas, por exemplo. Entretanto, deve-se retirar a pele das carnes antes do preparo, pois nas peles se encontram grandes concentrações de colesterol.

Se você é uma daquelas pessoas que seguem à risca as tradições e prefere uma carne mais gordurosa (tender, lombo, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, salpicão light, batatas cozidas ou assadas, farofa de frutas, saladas cruas e/ou de legumes cozidos.

Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, empadão de carne ou frango, pois estas preparações contêm altos teores de colesterol e são extremamente calóricos.

Não abuse das frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) sozinhas ou associadas com outras preparações já que são bastante calóricos. As sobremesas devem ser escolhidas com cautela.

Se a sua opção cair sobre carnes gordas, as sobremesas devem se restringir a doces e sorvetes de frutas. Doces que contêm ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado, podem ser utilizados por quem escolheu pratos mais leves, como carnes magras e saladas.

Você deve ficar atento ao temperar as preparações, pois os temperos gordurosos (óleos, molhos à base de maionese, creme de leite, manteiga), podem ser os grandes vilões. Dê preferência ao suco de limão, vinagre e iogurte desnatado.

As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante de calorias na ceia, assim como os refrigerantes. Dessa maneira, para quem não quer comprometer muito o peso nas ceias de fim de ano, substitua refrigerantes por chás e sucos de frutas ou utilize refrigerantes diet ou light e substitua as bebidas alcoólicas por ponches.

Calila SantiagoDra. Calila Santiago
Nutricionista – CRN 4904
Pós graduando em Nutrição Clínica e Saúde Pública | [email protected]

Deixo o seu comentário

comentário(s)