141022445115161082966_c4568076bf_o

Wagner participa de aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia | Foto: Manu Dias/GOVBA

Com a proposta de ser uma forte âncora na região sul da Bahia, voltada para a internacionalização e integração social, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), inicia oficialmente suas atividades. Uma aula inaugural realizada na noite desta segunda-feira (8) no Campus Jorge Amado, em Itabuna, reuniu o governador Jaques Wagner, o ministro da Educação José Henrique Paim e a comunidade acadêmica.

Atualmente a universidade já contabiliza 800 matrículas nos bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) e nas licenciaturas interdisciplinares. O reitor da UFSB, Naomar Almeida, disse que a meta é alcançar 900 matrículas e explicou que, nesta modalidade, “o aluno não entra direto no curso profissional. Entra na universidade e faz suas escolhas durante o percurso de formação, podendo mudar se quiser”.

Aproximadamente 95% dos alunos da nova universidade são da região sul e 85% concluíram o ensino médio em unidades públicas de ensino. De acordo com Naomar, a maioria das vagas de cursos de universidades interiorizadas é ocupada por acadêmicos de fora da região onde a instituição está localizada, o que não deve ocorrer com a Universidade Federal do Sul da Bahia. 

Em tempo, o governador Jaques Wagner participa ainda, nesta terça-feira (9), da aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras.

“Tenho a honra de, nos últimos 12 anos, ter participado da inauguração de cinco universidades federais na Bahia. É algo que chama a atenção”, disse o governador após lembrar que a região sul da Bahia tem ainda uma universidade estadual, situada em Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Redação Notícias de Santaluz

 

Deixo o seu comentário

comentário(s)