Share Button

Do G1 CE

foto_2

Candidato estava com texto sobre o tema da redação do Enem em Macapá | Foto: Divulgação/Polícia Federal

Candidatos foram presos no Ceará e no Amapá com o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (6). Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso do homem o gabarito da prova, o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele foi visto usando um ponto eletrônico na sala do exame. 

“Essa prova foi vazada de alguma forma e, não sabemos como ainda, mas que os gabaritos chegaram a candidatos antes mesmo do exame iniciar, isso é fato”, disse nesta segunda-feira (7) a delegada da Polícia Federal Fernanda Coutinho, coordenadora regional do Enem no Ceará. Segundo ela, o candidato já tinha acesso ao gabarito e tema da redação por volta das 11h e 11h30 do dia da prova. Os portões foram fechados às 12h, e o exame começou às 13h. “Ele levou no bolso a redação já feita para ele fazer somente a transcrição na hora do exame”, afirmou a delegada. Fernanda Coutinho disse que, geralmente, o esquema de fraude do Enem tem um “candidato piloto”, que faz a prova informa as respostas para outro que repassar o gabarito. Mas, neste ano, a Polícia Federal obteve informações de que os gabaritos foram divulgados no horário da prova e antes, por meio do WhatsApp.

Em Macapá, um homem de 31 anos foi preso logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o segundo dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto “intolerância religiosa”, aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país. A operação, segundo a polícia, chegou até o suspeito porque havia indícios de fraude em provas feitas por ele em anos anteriores. Os agentes da PF se disfarçaram de aplicadores do exame e fizeram a prisão após o suspeito sair do local.

Deixo o seu comentário

comentário(s)