Divulgação

Com o objetivo de  garantir a oferta de sangue durante o período junino, quando o número de doadores costuma ser reduzido por causa do São João e, este ano, da Copa das Confederações, a  Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza em Feira de Santana e diversas cidades uma campanha de doação de Sangue. 

A campanha começa nesta sexta-feira (14), data em que é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial do Doador de Sangue, e prossegue até sábado (14). Em Feira de Santana o Hemoba/Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) está localizado no Hospital Geral Clériston Andrade e funciona de segunda a sexta, assim quem não puder participar da campanha poderá fazer as doações em outros dias.
 
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos, portar um documento original com foto e ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização formal e presença do responsável. O doador deve ainda estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes, nem ter fumado nas últimas quatro horas.
 
Para abastecer a rede pública de saúde do Estado e suprir casos de emergência, a Hemoba estima que sejam coletadas, pelo menos, 250 bolsas de sangue por dia na unidade central. Atualmente, apenas 150 bolsas são coletadas por dia. Com a realização dos jogos da Copa das Confederações em Salvador, a fundação convoca os baianos e turistas que visitam o estado durante o período a fazer a doação.
 
PROGRAMAÇÃO
 
14 de junho Dia Mundial do doador de Sangue 
 
Participação de profissionais do HGCA, juntamente com a coordenação da UCT-FSA, na mobilização acerca da doação de sangue;  exposições dialogadas;  mascote da Hemoba presente no HGCA;  distribuição de informativos acerca da doação de sangue; atendimento aos doadores na UCT-FSA. Horário de funcionamento: 8h às 17hs
 
15 de junho (Sábado)
 
Campanha interna em parceria com a Pastoral da Saúde / Paróquia Cristo Redentor. Horário de funcionamento: 8h às 17hs (Acorda Cidade)

Deixo o seu comentário

comentário(s)