Share Button
 
Igreja Matriz Santa Luzia
HISTÓRIA
A sede municipal de Santaluz se originou, no século passado, de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização freqüente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. Município criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de Julho de 1935. Em 1943 o topônimo foi alterado para Santa Luz, nome cuja escrita é separada e muitos escrevem junto erroneamente. A sede, criada distrito com a denominação de Santa Luzia em 1918, foi elevada a categoria de cidade por Decreto Estadual de 30 de Março de 1938.
 
CULTURA
Destaca-se também no campo das artes na Literatura de Cordel, Nelci Lima da Cruz, na Literatura Moderna, Guido Guerra, entre outros não citados pelo fato de não haver resgate das culturas marginais. Ainda na produção de artesanatos em barro, sisal, na tradição das manifestações de reizado, piegas, bem como gêneros mais modernos como rock n’ roll, possuíndo um movimento bastante veemente, como o Movimento Rock Santa Luz, criado há dez anos, comemorado recentemente, mostrando também tradição nesse tipo de cultura alternativa e assim herdado da geração noventista local esse legado, hoje encontra-se expandindo cada vez mais, muito embora as “autoridades culturais” da região não desempenhem seu papel como deveria, deixando essa cultura riquíssima à margem. Santaluz ficou também conhecida por ser a cidade dos antigos prostíbulos, famosos por ser frequentados por grandes coronéis da região sisaleira. Um deles acabou pegando fogo e matando quase todas as mulheres que vivam na quele lugar, poucas escaparam do grande desastre.
 
AGRICULTURA
Produção expressiva de sisal, milho,feijão,mandioca,goiaba e hortaliças.
 
PECUÁRIA
Destacam-se os rebanhos bovinos de leite e corte, ovinos, caprinos, asininos, muares, galinhas caipira de postura e frango.
 
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Conforme registros na JUCEB, o município possui 88 indústrias, 64º. lugar na posição geral do estado da Bahia, e 538 estabelecimentos comerciais, 86ª. posição dentre os municípios baianos. Destaca-se no município o CEFI- Centro de Exercício Físico Integrado, cujo lema é “levando saúde e qualidade de vida para a população”.
 
MINERAÇÃO
No setor de bens minerais, é produtor de cromo, ouro,magnésio, prata e granito azul para a produção de lages, meiofios, paralelepípedos e artesanatos.
 
HOTELARIA
A rede hoteleira é composta por alguns hotéis e pousadas,como a pousada SantaLuz e os hotéis Requinte, Santa Luzia e Central, o último sendo o primeiro hotel da cidade.
 
BOI VELHO: UM DOS PRIMEIROS POVOADOS DE SANTALUZ
Boi Velho é um povoado do município luzense e surgiu quando Santaluz ainda fazia parte do município de Queimadas. Fica localizado a 9 km da sede luzense, as margens da estrada vicinal que liga Santaluz a cidade de Valente. Sua economia baseia-se na agricultura e na pecuária, sendo o sisal sua principal fonte econômica. Boi Velho é hoje um dos melhores povoados de Santaluz para residir, pois está localizado numa região atendida por empresas de água, energia, internet e pelas principais empresas de telefonia móvel do Brasil.
O povoado surgiu de uma fazenda chamada Boi Velho. Segundo os moradores, a fazenda ganhou esse nome pelo fato do fazendeiro ter tido um boi de estimação, que recebia toda atenção do dono. O boi morreu de velho, dando origem ao nome da fazenda Boi Velho. Com o passar do tempo, famílias começaram a construir casas nas proximidades da fazenda e anos depois tornou-se povoado e ganhou o nome de povoado do Boi Velho.
Boi Velho deu origem a um povoado do município de Valente, Boi Novo, que faz limite municipal com ele.
POVOADOS DE SANTALUZ
Boi Velho, Pereira, Algodões, Sisalândia, Nova Campina, Barreirinho, Limeira, Sítio Novo I, Alagoinhas, Mucambinho, Escorrega, Formigueiro, Sítio Novo II, Alagadício do Gato, Gravatá de Dentro, Várzea Funda, Junco, Rua da Palha, Rio do Peixe, Quixaba, Itarerú, Porco, Sítio Maria Vitória, Casas Velhas, Caldeirão, Queimada Redonda, Queimada do Milho, Cadeirãozinho, Boa Esperança, Ferreiro, Várzea da Pedrinha, Quebradas, Tapinha, Tombador, Antônio Conselheiro, Várzea da Pedra, Lagoa Escura, Miranda, Campo Grande de Cima, Serra Branca, Lagoa das Cabras, Calumbí, Morro Branco, Volta da Serra, Lagoa do Boi, Novo Horizonte, Arapoá, Anjos, entre outras comunidades.
 
Aniversário
18 de julho
 
Fundação
1935
 
Gentílico
luzense
 
Distância até a capital
258 km
 
Área
1 597,202 km²
 
População
33 816 hab. IBGE/2010
 
Densidade
21,17 hab./km²
 
Clima