WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Laboratório Checap drogaria_santana

Jovens utilizam tecnologia para promover valorização do patrimônio histórico de Queimadas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jovens de Queimadas, município localizado na região sisaleira da Bahia, estão utilizando uma metodologia inovadora e que tem como base o uso de tecnologia para desenvolver um projeto voltado para a valorização do patrimônio histórico da centenária cidade, unindo o tradicional e o moderno.

Com um leitor de QR Code, que pode ser baixado no celular, a pessoa pode acessar os códigos mostrados nas placas fixadas em monumentos e prédios históricos e, a partir daí, conhecer a memória de cada lugar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Nosso objetivo, além de socializar o aprendizado, é permitir a todas as pessoas, locais ou visitantes em turismo, terem acesso imediato a memória de cada patrimônio histórico do nosso município, através da internet com um simples celular ou smartphone, apenas usando o aparelho para ler o código que revela instantaneamente a história de cada lugar, pesquisada pelos alunos e lançada em um serviço de armazenamento em nuvem”, explica Aslan Silva, coordenador pedagógico da ONG que realiza o projeto denominado “Na Trilha da História – História e tecnologia de mãos dadas a serviço da cultura”.

“Nos dividimos em equipes para pesquisar nas bibliotecas o acervo existente sobre os patrimônios históricos, entrevistar historiadores locais sobre a riqueza cultural da cidade, e visitar os monumentos pra montar um acervo fotográfico”, detalha.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após fazer um mapeamento do patrimônio histórico do município e criar o banco de dados, o grupo se reuniu no fim do mês de junho para fixar as placas com o QR Code nos seguintes locais: Chalet; Igreja Matriz; Igreja de Santo Antônio; Recreio Clube; Igreja de Pedra de Nossa Senhora do Rosário; Lions Clube; Estátua do Vaqueiro; Antiga Estação da Leste; arquitetura da Antiga Prefeitura e Quartel. 

“Continuaremos o trabalho, nos próximos dias, com a colocação de mais placas em outros lugares”, afirma Aslan.

Notícias de Santaluz

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1 resposta para “Jovens utilizam tecnologia para promover valorização do patrimônio histórico de Queimadas”

  • JOSÉ PLÍNIO DE OLIVEIRA disse:

    PARABÉNS A ESSA GRANDE JUVENTUDE DE QUEIMADAS! Convém cuidar da ponte da estrada de ferro que idêntica a essa de Queimadas somente existe outra na cidade de Três Rios no estado do Rio de Janeiro. Também a antiga Igreja de Santo Antonio a que Euclides da Cunha dedica bela página em Os Sertões.

Deixe seu comentário







WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia