SAM_0429

Assentados afirmam que só vão desobstruir a estrada depois que a Yamana Gold apresentar uma solução para o impasse

Cerca de 200 moradores do Projeto de Assentamento Nova Esperança, localizado no município de Cansanção bloquearam na manhã desta segunda-feira (14) a principal via de acesso ao Projeto C1 Santaluz, da mineradora canadense Yamana Gold.

O P.A Nova Esperança está localizado a aproximadamente 600 metros da sede das instalações da mineradora. Cerca de 100 famílias vivem atualmente no assentamento.

Os assentados reivindicam a remoção das famílias para outro local, por estarem sofrendo com problemas de saúde, causados pela poluição da água, odor do cianeto, poeira, barulho e tremores de terra, provocados pelas detonações ocorridas na mina, além de serem prejudicados pelos danos causados ao Rio Itapicuru.

1

Os assentados reclamam dos prejuízos ambientais causados pela Yamana

Segundo os líderes do movimento o ato de protesto foi organizado em razão das inúmeras tentativas frustradas de negociação, que já vem se arrastando por 2 anos, entre os moradores do assentamento e representantes da mineradora.

A Polícia Militar esteve no local para intermediar as negociações, mas os manifestantes informaram que só vão desobstruir a estrada depois que representantes do INCRA e Yamana Gold apresentarem uma solução para o impasse.

SAM_2142

Os manifestantes queimaram pneus para impedir a passagem dos veículos da mineradora

Uma reunião entre os líderes do movimento e representantes do INCRA e Yamana Gold está marcada para esta terça-feira (15).

Herik Deivisson/Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)