Share Button

Por G1 BA

Operação acontece em outros nove estados | Foto: Divulgação/PRF

Operação acontece em outros nove estados | Foto: Divulgação/PRF

Uma operação de combate à corrupção e lavagem de dinheiro relacionadas a fraudes em carteiras nacionais de habilitação e infrações de trânsito cumpre 14 mandados de prisão, busca e apreensão e exibição de documentos públicos, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (12).

A Operação Freio de Arrumação, que acontece em outros 10 estados, é realizada na Bahia pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Do total de mandados, 11 são de busca e apreensão, dois e exibição de documentos públicos e um de prisão. Todos foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da capital baiana.

Equipes da PRF e MP-BA estiveram, na manhã desta quinta, no Auto Shopping Itapoan, no bairro de Itapuã; na sede da Transalvador, nos Barris; e na sede do Detran, na Avenida ACM.

Além disso, a operação investiga a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa.

O grupo investigado é formado por servidores públicos e particulares, que atuavam de forma ilegal na suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de multas de trânsito, além de decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em carteiras de habilitação.

Em nota, o Auto Shopping Itapoan afirmou que não é alvo da operação e que os agentes da Polícia Federal estiveram no local, às 5h50 desta quinta, para cumprir mandados de busca e apreensão no posto do Detran, localizado no subsolo do estabelecimento.

O Auto Shopping ainda disse que nenhum funcionário, lojista ou colaborador do centro automotivo tem qualquer tipo de relação com os crimes contra a administração pública investigados pelo Ministério Público Estadual.

A nota também destaca que, em 2009, foi assinado um contrato de comodato permitindo o funcionamento do posto do Detran no local, mas que não há qualquer ingerência do Auto Shopping sobre os serviços prestados, que são de única e exclusiva responsabilidade do Órgão de Trânsito do Estado da Bahia.

Deixo o seu comentário

comentário(s)