Share Button
pesquisadoras_feministas

Foto: Divulgação

As professoras do Bacharelado em Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, Drª. Salete Maria da Silva e Drª. Sonia Jay Wright, lançarão, no próximo dia 5 de outubro, livros frutos das suas teses de doutorado.

Publicadas pela Editora Instituto Memória (Curitiba-PR), as obras tratam da participação das mulheres na Constituinte de 1987/88 e das estratégias de inclusão das mesmas na política institucional. Daí, segundo as autoras, a simbologia da data escolhida para o lançamento (5/10), por evocar mais um aniversário de promulgação da Constituição Federal brasileira, que completará 28 anos de vigência.

A Carta que elas escreveram: as mulheres na Constituinte de 1987/88 (da Profª. Drª. Salete Maria) e Estratégias de inclusão das mulheres na política institucional: a opinião parlamentar estadual do Nordeste (da Profª. Drª. Sonia Wright) tornam-se leituras fundamentais numa contemporaneidade repleta de discursos de natureza inclusiva, mas atravessada por antigos preconceitos e discriminações, cuja persistente lógica excludente parece intacta – quanto às relações de gênero, por exemplo. Neste sentido, os trabalhos das pesquisadoras revelam-se engajados politicamente e coerentes com as suas próprias histórias de luta, dentro e fora da academia, por uma sociedade mais justa.

convite-2

Profª. Salete é Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia e profª. Sonia, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ambas lecionam no Bacharelado de Estudos em Gênero e Diversidade (BEGD) e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia.

Todos estão convidados para a noite de autógrafos, na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, no auditório do PAF 3 da UFBA, Campus de Ondina, a partir das 19h.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)