Share Button

Do G1 Vales de Minas Gerais

20170103194842794463u

Ronilson Marcílio Alves chegou algemado e com o uniforme do sistema prisional para tomar posse do cargo de vereador | Foto: Reprodução/Youtube

Algemado e com o uniforme do sistema prisional, o vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de 42 anos, tomou posse do cargo na Câmara Municipal de Caratinga (MG) na terça-feira (3). Sob escolta policial, o vereador chegou à sede do Legislativo ao meio-dia e permaneceu cerca de duas horas no local. 

Reeleito em outubro de 2016, com 854 votos, Ronilson passou a ser alvo de investigação policial no fim de novembro, quando a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele e apreendeu documentos, pen drive e aparelhos celulares. Na época, ele foi conduzido para prestar esclarecimentos e liberado em seguida. Mas no dia 19 de dezembro ele foi preso no município de Cordeiro, interior do Rio de Janeiro, e levado para a Penitenciária de Caratinga, onde permanece até hoje. Logo após a posse, Ronilson Alves foi novamente conduzido para a Penitenciária da cidade. 

A defesa explica que já foram feitos dois pedidos de habeas corpus. Apesar disso, o advogado acredita que o vereador ainda poderá exercer seu mandato. “Estamos contando primeiro com o recesso parlamentar, que vai até o dia 15 de fevereiro. Acreditamos que até lá o Ronilson já esteja em liberdade. Porém, se isso não ocorrer, ele ainda pode tirar uma licença não-remunerada de até 120 dias, sem perder o mandato”, disse o advogado Dário Júnior, que responde pela defesa do vereador.

Em contato por telefone, o presidente da Câmara Municipal, Valter Cardoso (DEM), disse ao G1 que o vereador Ronilson Alves continua recebendo salário e que o regimento interno da Casa permite que ele vá às reuniões escoltados. Se não comparecer, o vereador deve justificar. 

Deixo o seu comentário

comentário(s)