Share Button
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação dos Pequenos Agricultores de Arapuá, na zona rural de Santaluz, recebeu, na segunda-feira (15), o Sistema de Economia Solidária Integrado Arapuá Produtivo. Um evento realizado na comunidade marcou a inauguração e abertura do projeto ao público. O Sistema Produtivo é a integração de diferentes atividades, entre elas a criação de galinhas (Avicultura) e criação de peixes (Piscicultura) integrada com plantação de hortaliças que é a (Aquaponia).

O Projeto Arapuá Produtivo teve financiamento do poder público e privado, o Aviário Matriz foi construído através do Projeto Conviver financiado pelo Governo do Estado da Bahia CAR/SDR e executado pelo Centro de Apoio aos Interesses Comunitários da Região Sisaleira (CEAIC). A Cisterna de Produção e o Sistema de Aquaponia foram construídos através do Projeto União Sertaneja, financiado pela União Europeia e executado pela Humana Brasil.

O presidente da CDL de Santaluz, Rodrigo Santana, participou do evento | Foto: Divulgação

O presidente da CDL de Santaluz, Rodrigo Santana, participou do evento | Foto: Divulgação

Estiveram presente nesta inauguração entidades parceiras como: CEAIC, FATRES, ASCOOB, APIMEL, CDL, Humana Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luz, Federação União Sertaneja e diversos representantes de associações do município. Quem também participou foi José Paulo Crisostomo, coordenador de Micro Crédito  da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

O presidente do Ceaic e da Federação União Sertaneja, Valter Vieira| Foto: Divulgação

O presidente do Ceaic e da Federação União Sertaneja, Valter Vieira| Foto: Divulgação

O presidente do CEAIC e também da Federação UNIÃO SERTANEJA, Valter Vieira, anunciou a construção de mais uma unidade de Aquaponia modelo, na comunidade de Sitio Novo, próximo a comunidade de Lameiro, e convidou os presentes para eventos que serão realizados nos próximos dias, como a oficina com juventude, que acontecerá no dia 29 de janeiro, e a capacitação da área de Aquaponia, que vai acontecer no dia 19 de fevereiro.

A Tecnologia
Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). O sistema funciona através de bombeamento que leva a água com fezes dos peixes para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.

Por Jessica lima, com colaboração de Valter Vieira

Deixo o seu comentário

comentário(s)