jovane1

Evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual José Leitão | Foto: Gildásio Fotografias

Nesta quinta-feira (01), por volta das 15h45, aconteceu o encerramento da terceira etapa do projeto “Leituras & Releituras”, aplicado pelo professor José Hamilton. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual José Leitão e contou com a presença de alunos, professores e estudantes de Ensino Superior. Esta fase foi marcada pela colaboração da filmadora e/ou cinegrafista Jovane Andrade Lima que falou sobre “A leitura fílmica: uma leitura que encanta”, contextualizando com o conteúdo trabalhado em classe “O cinema e a Literatura”. Segundo o professor José Hamilton, “esta etapa visa, no geral, oportunizar aos alunos o desenvolvimento do gosto pela leitura em todas as suas nuances e, especificamente, desenvolver uma metodologia que facilite a leitura FÍLMICA através de olhares diferenciados, reflexivos e críticos”. O professor acrescentou ainda, que “a escolha desta leitura foi muito benéfica, pois o alunado demonstrou uma ótima proficiência, essencialmente pelo teor de atratividade que os filmes possuem”.

A aluna Mônica Sena, da 1ª série B vespertino, em se tratando da aplicação do projeto, enfatizou que “o professor que trabalha com projetos promove um contexto real e especial, pois faz o aluno aprender muito do que é necessário e o transforma em uma pessoa melhor, tanto pelos aprendizados que traz como pela responsabilidade que os eles adquirem ao entenderem que precisam desenvolverem novas formas de compreensão e aceitação, para que haja a boa convivência com o outro”. No que diz respeito à Leitura estudada, Mônica frisou que “a leitura fílmica abre a compreensão do aluno por ser muito atrativa e facilitar a compreensão do leitor/telespectador seus conhecimentos e fazendo com que a gente leia de forma distraída, já que um bom filme prende a nossa atenção do início ao fim e traz muitos momentos e frases reflexivas”.

jovane2

Foto: Gildásio Fotografias

Na ocasião, a partir das falas de Jovane, os ouvintes ficaram a par de diversas informações ligadas ao árduo trabalho que o filmador e/ou cinegrafista tem do início à finalização da sua obra, da presença da intencionalidade do autor ao produzir um filme, da vastidão de temas que podem ser inseridos harmoniosamente, dos recursos de finalização imprescindíveis à boa estrutura da obra (efeitos visuais ou ópticos, físicos ou mecânicos, sonoros e outros); bem como dos supostos valores que nossa comunidade dá a este tipo de trabalho (em reconhecimento e pagamento), além de as pessoas que têm habilidades ou sonham em ingressar no ramo de filmador receberem dicas que levam à ascensão deste profissional. O projeto “Leituras & Releituras” é composto por quatro tipos de leitura. Até então, já formam consumadas três (documental, musical e fílmica) e, no início de dezembro, ocorrerá a culminância final, com a Leitura Imagética em destaque.

Ascom Colégio Estadual José Leitão

Deixo o seu comentário

comentário(s)