A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. Atualmente 305 municípios baianos estão sendo atendidos por meio da contratação de mais de 1.841 carros-pipa.

Segundo dados do governo federal, em Santaluz, 4 carros-pipa estão em operação no município, através do governo estadual. 512 cisternas foram construídas até o momento, e 1.145 agricultores foram beneficiados pelo programa Bolsa Estiagem (auxílio financeiro a agricultores familiares que vivem em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal).

Vale lembrar que os benefícios concedidos são frutos de uma ação conjunta dos governos federal e estadual.

Santaluz entre os municípios baianos em estado de emergência

Através do DECRETO Nº 14.346 DE 08 DE MARÇO DE 2013, o governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, decretou situação de emergência em 214 municípios baianos. Afetado pela longa estiagem, Santaluz, teve o seu nome incluído na lista dos municípios que sofrem com a seca prolongada.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)