CSC_0946

Foto: Notícias de Santaluz

Uma intensa programação cultural marcou a apresentação do Projeto Teatro Casa Velha, na noite desta terça-feira (10), no Auditório Lindaura Carneiro de Araújo, em Santaluz. Por meio de um Sarau que permitiu a participação interativa do público, foi apresentado um conjunto de performances de diferentes vertentes – teatro, exposição de quadros, dança e música – criadas pelo próprio grupo, que é composto por 17 integrantes.

DSC_0991

Foto: Notícias de Santaluz

Cerca de 500 pessoas participaram do evento, que ainda contou com a presença da atriz e produtora cultural Eva Lima, do artista plástico Dema Reis e da secretária de Cultura, Esporte e Juventude do município, Aline Cunha, que ficou impressionada com a qualidade das apresentações. “Sempre tive o gosto pela cultura e, hoje, relembro a minha infância por meio desses jovens, que demonstram tamanha sensibilidade. É muito gratificante ver a juventude produzindo e colocando sua arte e sentimento dentro de um projeto tão enriquecedor, que nos toca através de diferentes manifestações artístico-culturais. Por isso, estes jovens tem todo o apoio da gestão do prefeito Zenonzinho”, salienta a secretária.

DSC_0971

Foto: Notícias de Santaluz

Um dos destaques da programação foi um espetáculo teatral mostrando um pouco da história do ‘Açougue Velho’, um dos casarões mais antigos do município. Um dos coordenadores do Teatro Casa Velha, Paulo Mendes, de 22 anos, disse que a proposta do evento foi reforçar o propósito de difusão e valorização da cultura luzense e da história do município a partir da reflexão do público. Paulo conta que o grupo pretende realizar as atividades do projeto no Açougue Velho. “Estamos discutindo com o poder público a viabilidade de cessão do imóvel. Nossa intenção é resgatar esse patrimônio importante da nossa história e criar nele a primeira escola de artes da região sisaleira, desenvolvendo várias atividades culturais, como oficinas de teatro, música, dança, fotografia e pinturas, entre outras”, revela.

DSC_1020

Albert e Paulo Mendes | Foto: Notícias de Santaluz

O estudante Albert Henrique, de 21 anos, que coordena o grupo junto com Paulo, conta que o projeto levou cerca de dois anos para ser idealizado. “Inicialmente, criamos um canal no Youtube para propagar nossas produções culturais e em seguida surgiu o projeto de um cineclube. Diante da necessidade de encontrarmos um local para desenvolver as atividades, resolvemos expandir a ideia. A partir daí, visitamos as 22 cidades da região do sisal a fim de conhecer a ‘necessidade cultural’ de cada lugar e trazer para o Teatro Casa Velha, que terá atividades em todas essas localidades através de uma companhia de arte que será criada com os alunos que se destacarem no projeto”, afirma Albert, destacando que os interessados podem obter mais informações na página do projeto no Facebook.

DSC_0980

Foto: Notícias de Santaluz

O estudante Hikson Renan, 17 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio, fez questão de participar do evento. Ele fala que apesar de praticar esportes marciais, tem interesse pelo teatro desde a infância. “Sou muito fã de teatro e não pensei duas vezes em vir assistir ao Sarau. É muito bom saber que os jovens da nossa cidade estão tendo acesso a atividades culturais como essa”, disse. * Clique aqui para ver mais fotos *(Redação Notícias de Santaluz)

DSC_1006

Foto: Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)