DSC04786

Durante o período em que está sendo realizado o PROGRAMA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA, a Secretaria de Saúde do Município de Santaluz está promovendo também a prática de atividades físicas entre as participantes, o grupo é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pelo câncer de mama.  Os exercícios são adequados à idade e coordenados pela profissional em Educação Física, Ana Carolina Nascimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividade física (desde que feita com acompanhamento de um especialista), ajuda bastante na luta contra o câncer de mama, já que ela estimula a produção de endorfina e serotonina e ajuda a evitar a fibrose e o linfedema (inchaço), entre outros fatores.

Além das mamografias e das atividades complementares, está sendo feita também a distribuição de brindes entre as participantes.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

O rastreamento será feito entre os dias 26 de junho e 11 de julho de 2013, de segunda a sábado, (inclusive no feriado do dia 02 de julho), das 07h às 17h no Largo do Tanque Grande (Em frente à Secretaria de Saúde).

Nos dias do rastreamento, todas as mulheres participantes deverão comparecer com Cartão do SUS, CPF e RG em mãos. Aquelas que ainda não possuem o Cartão do SUS poderão solicitar na Secretaria Municipal de Saúde. Para emitir o Cartão, é necessária a apresentação de todos os documentos acima e Certidão de Nascimento.

Agenda de Atendimento por localidade, para realização do Exame de Mamografia para Rastreamento do Câncer de Mama:

Área PSF Castro Alves: 26 e 27/06

Área PSF Várzea da Pedra: 28/06

Área PSF Pereira: 29/06 e 01/07

Área PACS Sede (Perímetro Urbano de Santaluz – Exceto Área do PSF Castro Alves): 02, 03, 04 e 10/07

Área PSF Sisalândia: 05/07

Área PSF Serra Branca: 06/07

Área PACS Rural: 08/07

Área PSF Barreirinho: 09/07

Área Descoberta (Onde não existe PSF e não há atuação dos Agentes Comunitários de Saúde): 11/07

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)