WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Santaluz tem 289 casos suspeitos de dengue este ano; Araci tem 1.177 e Serrinha 1.000, segundo a Sesab

IMG-20150626-WA0060

De acordo com a Sesab, Santaluz contabiliza 289 casos suspeitos de dengue em 2015 | Foto: Divulgação

Foram registrados 289 casos suspeitos de dengue em Santaluz neste ano, de acordo com dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A maioria dos casos notificados ainda não foram confirmados. Em 2015, até a última segunda-feira (27), foram registrados 50.893 casos suspeitos da doença na Bahia. Dos 417 municípios baianos, 371 (88,97%) notificaram a ocorrência de dengue através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica.

Araci

Araci é um dos dez municípios baianos com os maiores números de casos notificados em 2015 | Foto: Divulgação

Na região sisaleira, Araci e Serrinha são de longe os municípios mais atingidos pela dengue, e figuram entre os dez municípios com os maiores números de casos notificados em 2015, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico Dinâmico da Dengue, atualizado nesta quarta-feira, 29 de julho. Em Araci, de cada 47 habitantes, um teve a doença neste ano. A cidade possui 56.023 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e contabiliza 1.177 casos notificados. Serrinha é o 9º município com o maior número de casos de dengue notificados na Bahia em 2015. De acordo com a Sesab, considerando apenas os registros desde a semana de início de sintomas 28 (cerca de 15 dias atrás) Serrinha aparece em segundo lugar no ranking estadual, atrás somente de Salvador. A incidência no município é de um caso de dengue notificado para cada grupo de 82 habitantes.

Informações e orientações
Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com maior eficácia. Os principais “sinais de alerta” são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento. Em geral, a doença tem evolução rápida. É essencial fazer tanto um diagnóstico clínico – que avalia os sintomas – como o exame laboratorial de sorologia, que verifica a contagem de hematócritos e plaquetas no sangue. Se os sintomas forem reconhecidos, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível. A dengue é adquirida e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. As larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada. Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, por isso a eliminação desses criadouros é tão importante. São medidas simples, como evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, por exemplo. Reservatórios como caixas de água e piscinas também devem ficar tampados e cobertos.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

1 resposta para “Santaluz tem 289 casos suspeitos de dengue este ano; Araci tem 1.177 e Serrinha 1.000, segundo a Sesab”

  • Fabiana Couto says:

    A população precisa cooperar.Vigilância constante aos reservatórios e tudo o q pode acumular água. Creio que não teremos melhoras se continuarmos sem fazer nossa parte.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia