Com informações da Revista Autoesporte
SemanaNacionalTransito

Cartaz da Semana Nacional de Trânsito 2014 | Foto: Divulgação

Com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Semana Nacional de Trânsito teve início na última quinta-feira, 18 de setembro, e vai até o dia 25. A temática deste ano remete ao conceito sobre a responsabilidade para tornar as ruas e estradas um lugar seguro para todos: pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros. O comportamento seguro no trânsito é o resultado esperado.

A campanha deve ter abrangência nacional. Os municípios devem concentrar as ações em temas voltados para a conscientização para um comportamento seguro no trânsito, além de promover o amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível. 

O trânsito no Brasil

Segundo dados da seguradora Líder-DPVAT, o pedestre é o segundo tipo de vítima que mais motivou indenizações por morte, invalidez ou reembolso com despesas médicas, de janeiro a julho deste ano. Todos os dias são cerca de 370 pedestres envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) trata o trânsito brasileiro como problema de saúde pública, pelo grande número de acidentes. Estudos apontam que 1,4 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, no mundo. O Brasil está em quarto lugar no ranking, com 40 mil mortes a cada ano.

A maioria das vítimas são jovens de 20 a 29 anos, eles representam 25% dos acidentes fatais. Fatores como álcool e uso de celular ao dirigir estão entre os mais recorrentes. Ainda segundo a OMS, quase 80% das unidades de emergência do Brasil são ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)