Agência Brasil
aids_destacada-410x2921

Foto: Divulgação

Dois novos medicamentos para pacientes com aids estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Haverá distribuição do ritonavir 100mg e do comprimido conhecido como “dois em um”, pois reune dois princípios ativos. O primeiro começa a ser distribuído nesta semana e o segundo chega aos postos em dezembro.

O ritonavir faz parte do coquetel de medicamentos para o tratamento da aids desde 1997. Mas, não era oferecido pelo SUS porque precisava ser conservado em geladeira, numa temperatura de 2 graus centígrados (Cº) a 8Cº para a conservação. A logística de distribuição para todo o Brasil era bastante complicada. A nova versão do medicamento deve beneficiar aproximadamente 60 mil portadores do HIV.

No caso do “dois em um” – combinação do tenofovir 300 mg com a lamivudina 300mg -, o benefício é que os pacientes não precisam mais tomar vários comprimidos, porque este reúne dois em um só. Ele será entregue aos pacientes que não têm indicação clínica do “três em um” que, além da composição do “dois em um”, conta com o efavirenz 600 mg. Ao todo, 75 mil pessoas devem receber o “dois em um”.

Deixo o seu comentário

comentário(s)