Share Button
Divulgação

Divulgação

Nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizará roda de conversa e seminário na cidade de Valente, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB) e Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan). Os eventos apresentarão o tema Constatações e Perspectivas do Projeto 7 Municípios para a Mancha Valente, visando estimular debates, além de oferecer subsídios para iniciativas voltadas à sua transformação social, bem como em outras regiões da Bahia.

Os eventos visam reunir especialistas, professores, pesquisadores e demais interessados em discutir o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região de Valente, com base em estudos desenvolvidos e realizados pela Superintendência, através do SeiColab, plataforma colaborativa da SEI, gerida pela Diretoria de Estudos. “O SeiColab já conta com informações, entrevistas e outros conteúdos colaborativos necessários para se abrir uma discussão mais ampliada sobre a mancha Valente. Durante o evento vamos compartilhar conhecimentos, estudos e pontos de vista para compreender os fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento deles, tanto do ponto de vista econômico, quanto da formação histórica, da cultura regional e da educação”, afirma Edgard Porto, diretor de Estudos da SEI.

Os dois eventos serão uma oportunidade de dar continuidade aos estudos da Mancha Valente de maneira ampla e de forma colaborativa, permitindo a participação de diversos atores sociais, levando e buscando conhecimento para além dos limites dos ambientes técnico-institucionais e contribuindo para integrar distintos segmentos da sociedade. Durante a roda de conversa, será apresentada a plataforma SeiColab e haverá um bate-papo com lideranças e representações que tenham correlação com os temas, conclusões e perspectivas para as quais os estudos da Mancha Valente apontam. Já o seminário Constatações e Perspectivas do Projeto 7 Municípios para a Mancha Valente abordará uma análise ampliada e aberta a toda sociedade civil, integrando os municípios abrangidos pela Mancha Valente sobre a plataforma e sobre suas perspectivas.

Sobre a Mancha Valente – A Mancha Valente (da qual fazem parte os municípios de Valente, São Domingos, Retirolândia, Conceição do Coité, Nova Fátima, Ichu, Candeal e Riachão do Jacuípe) é um estudo colaborativo realizado pela SEI no Projeto 7 Municípios. A cidade apresentou uma menor presença relativa de pobreza sob um olhar multidimensional. Desta forma, o estudo revela que algumas ideias-motrizes, disseminadas via educação formal e informal, foram determinantes para modelagem de comportamentos sociais que trazem reflexos importantes no desenvolvimento regional, inclusive constatando uma menor presença relativa de pobreza. O estudo está estruturado em três painéis: Agentes Religiosos; Economia e Cooperativismo; e Educação e Associativismo.

Mais informações podem ser obtidas no site.

Deixo o seu comentário

comentário(s)