Share Button

Por g1 e TV Globo

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (1º), durante a posse do ministro Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça, que a Polícia Federal faz perseguição política a ninguém.

Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), vai assumir a Justiça no lugar de Flávio Dino. Lula escolheu Dino para a vaga aberta no STF com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Nesta semana, a PF fez buscas e apreensões em uma operação que investiga espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi um dos alvos das buscas.

De acordo com a PF, uma Abin paralela funcionou dentro da agência durante o governo Bolsonaro para espiar desafetos da família do ex-presidente e políticos, além de levantar informações úteis para os membros da família.

A ação da PF recebeu crítica de aliados do ex-presidente, que falaram em perseguição. Sem citar o tema especificamente, Lula afirmou que a PF não persegue ninguém. A PF fica sob responsabilidade do Ministério da Justiça.

“E eu tenho certeza que você [Lewandowski] vai, como Flávio Dino, passar para a história na criação do funcionamento, normatizando a atividade do Ministério da Justiça. Ninguém persegue ninguém. A Polícia Federal não persegue ninguém. O governo federal não quer se meter, se intrometer a fazer a política de segurança nos estados”, afirmou o presidente.

Crime organizado

Lula também disse que o crime organizado no país funciona como uma “indústria multinacional”. Ele disse ainda que o crime organizado tem relações na política, no futebol e no poder Judiciário.

Uma das principais atribuições do Ministério da Justiça é organizar as atividades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e também articular as políticas de segurança pública entre os estados da federação.

Lewandowski assume com o desafio de melhorar os índices do país no combate à violência e ao crime. O tema do crime organizado esteve presente no discurso do novo ministro e voltou a aparecer também na fala de Lula.

“O que nós queremos é construir, com os governadores dos estados, as parcerias necessárias para que a gente possa ajudar a combater um crime, que eu não chamo de coisa pequena”, afirmou o presidente.

“A gente quer a harmonia necessária para ajudar a combater o crime. Hoje, sabemos o que é o crime organizado, o crime organizado não é coisa de uma favela, de uma cidade, de um estado. o crime organizado é uma indústria multinacional de fazer delitos internacionais”, completou Lula.

O presidente argumentou também que, uma vez que o crime organizado é uma multinacional, o combate tem que ser articulado com outros países. Lula pontuou que a população pobre é a que mais sofre com esse tipo de organização criminosa.

“Então, Lewandowski, não apenas o seu trabalho de ajudar a combater aqui, mas o trabalho de construir com outros países o enfrentamento a uma indústria do crime, de roubo do dinheiro público e de sofrimento da população mais pobre deste país”, disse.

Ao se referir ao trabalho de Lewandowski daqui para frente, Lula disse que “na prática, no dia a dia, as coisas serão mais difíceis. Você vai perceber que [o trabalho no ministério] está cheio de surpresas”.

Deixo o seu comentário

comentário(s)