Share Button

Foto: Mary Winchester/Unsplash

A China anunciou a suspensão temporária da importação de carne bovina de quatro frigoríficos brasileiros a partir desta terça-feira (24), informou a Administração Geral de Alfândegas do país asiático (GACC, na sigla em inglês).

Duas unidades da Marfrig que estão na lista já tiveram as suas vendas suspensas pela China por 1 semana, em abril deste ano.

Uma delas, localizada no município de Promissão (SP), está impedida de exportar para a China por 4 semanas. Outra é a unidade de Várzea Grande (MT), que teve, agora, as exportações suspensas por 1 semana.

Duas unidades da JBS, uma em Senador Canedo (GO) e outra em Lins (SP), também estão impedidas de vender carne bovina para a China por 1 semana.

Procurado pelo g1, o Ministério da Agricultura disse que foi notificado pelo governo chinês nesta terça-feira sobre as suspensões e informou que tem mantido reuniões técnicas com as autoridades do país sobre o tema.

Já a Marfrig afirmou que não comentará o caso. O g1 disse que também entrou em contato com a JBS e aguarda por um posicionamento.

No comunicado, a alfândega chinesa não explica os motivos do bloqueio temporário. Nas suspensões que ocorreram em abril, o país asiático alegou ter encontrado ácido nucleico do coronavírus na parte externa das embalagens congeladas.

Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus não consegue ser transmitido por meio dos alimentos. O vírus só sobrevive e se multiplica em um animal vivo e em humanos.

Deixo o seu comentário

comentário(s)