Share Button
Foto: Marcílio Cerqueira/SDR

Foto: Marcílio Cerqueira/SDR

O gosto diferenciado dos produtos típicos da caatinga baiana, em especial do umbu, marca presença na Naturaltech 2019, maior feira de produtos sustentáveis da América Latina, realizada em São Paulo, até este sábado (08).

Com o mix de produtos com certificação orgânica, a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), aposta na diversificação de produtos da marca Gravetero e lança, no evento, as barrinhas de doce em massa.

Foto: Marcílio Cerqueira/SDR

Foto: Marcílio Cerqueira/SDR

As barrinhas nos sabores umbu e banana, umbu e goiaba e umbu tem 25 gramas. O público da Naturaltech também pode comprar e saborear geleias, doces, compotas e cervejas, feitos com produtos do sertão baiano, no estande Bahia Produtiva, onde 17 cooperativas baianas expõem seus produtos, com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Cada vez mais diversa, promissora e atenta às novidades, a agricultura familiar da Bahia também mostrou sua potencialidade no que diz respeito à gastronomia Fit. Entre os produtos do segmento apresentados na feira especializada e que vêm ganhando espaço, principalmente nas academias, está o nibs, amêndoa de cacau fermentada, seca, torrada e triturada, que promove diversos benefícios para a saúde, quando inserido regularmente na alimentação. Tem também de mel, chocolates, castanha de caju, guaraná, licuri, pólen e café, todos produzidos por cooperativas baianas.

Foto: Divulgação/SDR

Foto: Divulgação/SDR

A nutricionista Tamara Ferreira explica que o nibs contribui para reduzir o açúcar no sangue, o colesterol ruim e a gordura corporal. “É um alimento antioxidante, que contribui para evitar doenças cardiovasculares. Pode-se utilizar antes do treino, pois dá energia, e é um alimento versátil, que dá para consumir com uma vitamina, no bolo, biscoitos, shakes, iogurtes”, afirma.

Foto: Divulgação/SDR

Foto: Divulgação/SDR

Tamara observa que a agricultura familiar é uma forte aliada para manutenção da saúde. “São produtos mais saudáveis, que fornecem uma maior quantidade de sais minerais, vitaminas e de compostos bioativos que vão tratar e prevenir doenças, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)