Feira de Santana: Humildes aparece na lista dos 20 distritos baianos com potencial para se transformar em município

Segundo o portal A Tarde, cerca de vinte distritos de municípios baianos terão possibilidade real de transformar-se em município, caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione na íntegra a Lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. A Lei já foi aprovada na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.
A Bahia atualmente possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei: uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. A Lei prevê a realização de um plebiscito com toda a população, inclusive da sede, como etapa final para emancipação.
Humildes, pertencente à Feira de Santana é um dos 20 distritos com potencial para se transformar em município. Porém, pesará contra o distrito a perda de arrecadação. Humildes concentra grande parte das indústrias de Feira de Santana, incluindo a Nestlé e a Pepsico, o que dificultaria o desmembramento. Porém pesa a favor do distrito, a distância da sede [Feira de Santana].
Distritos da região sisaleira fora da lista
Pelo menos cinco distritos da região sisaleira já manifestaram o interesse em se desmembrar dos seus municípios, entre eles, Pedra Alta (Araci), Caldas do Jorro (Tucano), Salgadália (Conc. do Coité), Pereira (Santaluz) e Riacho da Onça (Queimadas). Entretanto, nenhum deles apareceu na lista dos distritos com potencial para conseguir a emancipação.
Redação Notícias de Santaluz

