Share Button

Por G1

Montagem mostra o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Fotos: Adriano Machado /Reuters

Uma pesquisa do instituto Datafolha foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo jornal “Folha de S.Paulo” com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2022.

O levantamento aponta que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto no 1º turno; seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 23%; Sergio Moro (sem partido), com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e pelo governador de SP, Joao Doria, com 3%. Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo) aparecem empatados com 2% das intenções de voto.

Somados, os adversários de Lula têm 47%, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente.

Votos brancos e nulos são 9%, e 4% se disseram indecisos.

O levantamento do Datafolha foi realizado entre em 11 e 12 de maio em 146 cidades e entrevistou 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em um possível 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT teria 55% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente. Lula receberia votos dos eleitores de Doria, Ciro e Luciano Huck, enquanto o Bolsonaro teria votos do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Em um 2º turno com Moro, Lula também teria vantagem, de 53% a 33%. Contra Doria, o resultado seria 57% a 21% a favor do petista.

Jair Bolsonaro teria um empate técnico em um 2º turno contra Doria, com 39% das intenções de voto para o presidente e 40% ao governador de SP. Bolsonaro perderia para Ciro Gomes, de 36% a 48%.

O índice de rejeição do Datafolha mostra que Bolsonaro tem 54%, seguido por Lula (36%), Doria (30%), Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%).

Esta é a primeira pesquisa Datafolha para as Eleições de 2022 desde que Lula recuperou os poderes políticos.

Deixo o seu comentário

comentário(s)