Share Button

Por g1

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, discordou da avaliação do presidente Lula (PT) sobre o regime venezuelano, mas defendeu que ambos entendem a democracia da mesma forma.

“Cada um tem a sua interpretação de democracia, o importante é que eu e o presidente Lula entendemos democracia da mesma forma”, afirmou a ministra em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (30).

Tebet participa de evento na capital paulista nesta manhã. Ela minimizou os impactos da fala do presidente à Rádio Gaúcha, de que o conceito de democracia “é relativo”.

Ele deu a declaração ao ser questionado sobre o motivo de setores da esquerda insistirem em defender o regime de Nicolás Maduro. Horas após a fala, Lula disse que gosta de democracia e que não se ofende em ser chamado de comunista.

“Eu não sei em que contexto o presidente quis dizer, mas andando não só no 2º turno e agora tendo a honra de estar ao lado do presidente como ministra do Planejamento e Orçamento, tendo inclusive toda liberdade nessa frente ampla de apoio ao governo. Não é o governo do PT, mas um governo de frente ampla pela democracia e conhecendo não só a história do presidente Lula, mas aquilo que ele determina hoje para os seus ministros, eu posso garantir que eu e o presidente Lula temos o mesmo conceito de democracia”, completou Tebet.

Durante a entrevista, a ministra disse ter uma “visão particular” sobre o governo da Venezuela.

“É um governo que não respeita os direitos fundamentais, o direito da liberdade de expressão, o direito do cidadão poder ir e vir, poder fazer as suas críticas – ainda que construtivas – ao governo. E, para mim, quando você tem um governo que impeça esse tipo de direito que é previsto e que é absoluto para uma democracia, você não tem um governo democrático”.

Tebet também comentou sobre a expectativa de redução da taxa de juros. Segundo a ministra, não há nenhum cenário negativo que inviabilize a queda ainda em agosto.

Deixo o seu comentário

comentário(s)