Share Button

Foto: Divulgação

A prefeitura de Santaluz entregou nesta sexta-feira (26) kits contendo colete de identificação e equipamentos de proteção individual (botas, luvas e protetor auricular) aos catadores de materiais recicláveis que atuarão no circuito do Santaluz Fest, evento em comemoração aos 89 anos de emancipação política e administrativa do município.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Genival da Silva Carmo, a iniciativa visa combater a discriminação e valorizar o trabalho dos catadores. “Os catadores de materiais recicláveis muitas vezes sofrem discriminação, mas são profissionais tão importantes quanto os músicos que se apresentam no palco e nos trios, os funcionários dos bares e barracas, e todos os outros trabalhadores no circuito. Portanto, é necessário respeitá-los. A ideia é conscientizar e valorizar os catadores, proporcionando a eles melhores condições de trabalho”, afirmou.

Foto: Divulgação

O secretário também destacou o papel da gestão municipal na mediação entre os catadores e uma empresa que vai adquirir todo o material reciclável coletado durante o evento. “Essa atividade garante a complementação de renda ou até mesmo o sustento de muitos deles, por isso também nos preocupamos em garantir a valorização do seu trabalho por meio da venda do material a preço justo.”

Lucineide, que trabalha como catadora de recicláveis junto com seu companheiro Carlos há mais de dez anos, elogiou a iniciativa: “Foi uma ótima ação. Esses kits nos ajudam a trabalhar com mais segurança e a nos sentirmos valorizados.”

Além da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelo cadastro dos catadores, a ação envolveu também as secretarias de Educação e de Assistência Social.

Notícias de Santaluz

Foto: Divulgação

Deixo o seu comentário

comentário(s)