Levantamento mostra 237 candidatos com os nomes Lula ou Bolsonaro nas eleições municipais
Nas eleições municipais deste ano, 237 candidatos adotaram os nomes de Lula ou Bolsonaro nas urnas, representando 25 partidos e quase todos os estados brasileiros, de acordo com um levantamento da Globonews e do g1 com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até segunda-feira (26). Porém, os números podem mudar, já que as legendas têm até 16 de setembro para substituir candidatos.
Candidatos com nome “Lula”: São 162, dos quais 88% são homens. A maioria (153) concorre ao cargo de vereador. Há seis tentando o cargo de prefeito, e três, o de vice-prefeito. O PT é o partido com mais candidatos (30) usando o nome, e o Nordeste concentra a maior parte, com destaque para a Bahia (35 candidaturas).
Candidatos com nome “Bolsonaro”: São 75, com 72% sendo homens. A maioria (71) disputa o cargo de vereador. Há dois tentando o cargo de prefeito e dois, o de vice-prefeito. O PL lidera com 39 candidatos, e metade dos que usam o nome “Bolsonaro” está no Sudeste, com a maior concentração em São Paulo (18 candidaturas).
O levantamento mostra ainda que, nas eleições deste ano, houve uma queda de 16% no número de candidatos com os nomes dos dois líderes políticos em relação a 2020.