Processo de geração de mídias das urnas eletrônicas na Bahia começa na próxima quarta-feira, informa TRE
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que realizará entre os dias 18 e 20 de setembro o processo de geração de mídias para as urnas eletrônicas das Eleições 2024. Em Santaluz, a cerimônia acontecerá no dia 20 de setembro, às 9h da manhã, e deve ser conduzida pelo juiz eleitoral.
De acordo com o TRE-BA, a cerimônia poderá contar com a presença de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de partidos políticos e coligações. Demais interessados também podem acompanhar o evento no cartório eleitoral.
Durante o procedimento, serão gerados e armazenados, em dispositivos como pen drives, os dados dos sistemas de votação e operacional, a lista de eleitores por seção eleitoral e as informações dos candidatos, incluindo fotos. As mídias de resultado, que armazenarão os votos registrados nas urnas eletrônicas, também serão preparadas. Segundo o TRE-BA, essa etapa é fundamental para garantir o correto funcionamento das urnas no dia da eleição.
O TRE-BA também esclareceu que, conforme a Lei das Eleições, o nome de candidatos que tiverem seus registros aguardando julgamento de recurso será mantido na urna eletrônica enquanto essa condição perdurar. No entanto, a validade dos votos dependerá do deferimento do registro pela instância superior, seja pelo próprio TRE ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após a geração das mídias, segundo informações do TRE-BA, os arquivos serão guardados até a cerimônia de preparação das urnas, que acontecerá entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro. Ao todo, a Justiça Eleitoral da Bahia usará 39.765 urnas eletrônicas em todo o estado nas eleições deste ano.
Notícias de Santaluz