Outubro de 2024 é o segundo mais quente da história, diz Climatempo
Outubro de 2024 foi o segundo mais quente da história do planeta. De acordo com a Climatempo, as temperaturas globais ficaram 1,32°C acima da média do século 20, ficando apenas 0,05°C abaixo do recorde alcançado em outubro de 2023.
Dados do Centro Nacional de Informações Ambientais dos EUA (NCEI) apontam que há mais de 99% de chance de 2024 se tornar o ano mais quente já registrado. O relatório destacou que a América do Norte teve o outubro mais quente da história, enquanto América do Sul e Oceania registraram o segundo mais quente.
Cerca de 12% da superfície terrestre bateu recordes de altas temperaturas neste mês. Apesar disso, regiões como Groenlândia, leste da Antártica e partes da África Central registraram temperaturas abaixo da média.
De janeiro a outubro, as temperaturas globais ficaram 1,28°C acima da média do século passado, consolidando 2024 como o ano mais quente até agora. Especialistas alertam que o aumento do aquecimento global intensifica o risco de eventos extremos, como ondas de calor e secas, e reforçam a necessidade de ações urgentes contra a crise climática.
Notícias de Santaluz