Sem apoio da Secretaria de Esporte e da Prefeitura, campeonato municipal de Santaluz é suspenso; Liga decide não se envolver em torneio alternativo

Share Button
Imagem ilustrativa de campo de futebol | Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Campeonato Municipal de Futebol, tradicional evento do calendário esportivo de Santaluz, não será realizado este ano. A informação foi confirmada em nota oficial divulgada nesta terça-feira (29) pela Prefeitura de Santaluz, pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e pela Liga Desportiva Luzense (LDL).

O cancelamento oficial, que já vinha sendo cogitado pelo programa Estação do Esporte, da rádio Estação FM, há cerca de duas semanas, frustrou dirigentes, jogadores e torcedores. A Liga Desportiva Luzense, responsável histórica pela organização da competição, havia programado o início dos jogos para o começo de maio.

No entanto, a decisão de não realizar o torneio teria partido da gestão municipal e da Secretaria de Esporte, que justificaram a medida pela necessidade de recuperação da grama do Estádio Municipal e por ajustes em processos licitatórios relacionados à compra de materiais esportivos e ao credenciamento de arbitragem.

O presidente da LDL, Edinho dos Ferreiros, e o vice-presidente, Berguinho, afirmaram que não foram convidados para a primeira reunião em que a decisão foi tomada. Segundo eles, a informação sobre o cancelamento chegou apenas depois de já estar definida.

Na tentativa de reduzir o impacto da ausência do campeonato, Berguinho procurou a Secretaria de Esporte propondo uma competição alternativa, voltada a jogadores das categorias sub-20 e sub-23. A nova proposta previa um número reduzido de equipes e partidas disputadas em uma arena esportiva diferente do Estádio Municipal. O plano incluía ainda o apoio do governo estadual, por meio da Sudesb, para o fornecimento de uniformes às equipes.

Apesar do esforço de Berguinho, nesta terça-feira, o presidente da LDL confirmou que a entidade não participaria da organização do torneio alternativo. De acordo com Edinho, a maioria dos clubes filiados também não demonstrou interesse em disputar a competição. “A liga não vai se envolver. E a maioria dos nossos clubes também não quer participar”, afirmou.

A nota conjunta divulgada pelas três instituições tenta selar um entendimento após dias de desencontros, versões paralelas e expectativas frustradas. Mas, no fim das contas, o desfecho lembra um jogo em que os times entram em campo sem combinar a tática — e o apito final chega antes da bola rolar. Para os luzenses apaixonados pelo futebol, ficou o silêncio no lugar da festa nas arquibancadas.

Íntegra da nota

A Prefeitura de Santaluz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Liga Desportiva Luzense, informa à comunidade e aos apaixonados pelo futebol de campo sobre a impossibilidade de realizar o Campeonato Municipal de Futebol Masculino 2025.

Essa decisão foi tomada considerando a necessidade de recuperação da grama do Estádio Municipal e alguns ajustes nos processos licitatórios em andamento. Entre eles, estão a aquisição de materiais esportivos, essenciais para o suporte aos clubes participantes, e o credenciamento da arbitragem. Esses fatores impactaram o calendário tradicional do campeonato, realizado entre março e junho, período que antecede o Intermunicipal, no qual a seleção local estará envolvida, inviabilizando a realização do torneio municipal neste ano.

Reforçamos o compromisso da gestão em planejar novos projetos esportivos para o futuro, buscando valorizar ainda mais o esporte local e atender às expectativas da nossa comunidade.

Notícias de Santaluz