DSC_0434

Culminância de projeto contou com a realização de palestras | Foto: Notícias de Santaluz

Na tarde desta quarta-feira (10), aconteceu no auditório do Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz, a culminância do projeto “Literatura: Encontro de saberes”, idealizado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa (LPLB), José Hamilton Pereira. No evento, que reuniu alunos, professores e funcionários da instituição, foram apresentados os resultados do projeto, que foi desenvolvido em três etapas ao longo dos 200 dias letivos deste ano.

DSC_0427

Evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual José Leitão | Foto: Notícias de Santaluz

Durante o encontro foram ministradas palestras relacionadas ao tema pelo delegado da Polícia Civil, Renato Miranda, que também é pedagogo, e pela secretária de educação do município, Rosimar Reis. O evento foi finalizado com uma mesa redonda, onde os palestrantes esclareceram dúvidas e responderam as perguntas elaboradas por estudantes sobre o tema proposto. A atividade foi mediada pela professora Cláudia Góes.

DSC_0424

Projeto foi idealizado pelo pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa (LPLB), José Hamilton Pereira | Foto: Notícias de Santaluz

“O projeto “Literatura: Encontro de saberes” foi idealizado para suprir a necessidade de ser trabalhada, em sala de aula, uma metodologia diferenciada para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira. Obtivemos um resultado excepcional, sobretudo em relação à mudança na prática estudantil dos alunos, que já apresentam uma postura diferenciada e um sentimento de autoestima, adquiridos através das informações muito bem trabalhadas, por todos os parceiros, que, aliás, foram fundamentais para o sucesso do projeto”, afirmou o professor Hamilton.

O projeto

Durante todo o ano letivo, alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual José Leitão, assistiram a palestras ministradas por profissionais que desempenham funções relacionadas às teorias literárias propostas no projeto, através de exemplificações cotidianas.  

“Foram abordados temas que vão do Trovadorismo Português ao Arcadismo Brasileiro. Os palestrantes, profissionais de vários segmentos, mostraram exemplos de como estes movimentos literários estão presentes nas atividades desenvolvidas por eles no seu cotidiano. Foi uma tentativa, bem sucedida, de unir os conhecimentos literários daquela época com os saberes de hoje, de uma forma bem contextualizada”, concluiu José Hamilton.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)