Santaluz: PM inicia nova temporada dos projetos ‘Quartel de Portas Abertas’ e ‘ToPaPeS’
Estudantes da Escola Municipal Hildérico Pinheiro Machado e do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), localizados em Santaluz, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (18). A 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão da Polícia Militar, sediada no município, deu início à nova temporada dos projetos “Todos Parceiros, Paz nas Escolas (ToPaPEs)” e “Quartel de Portal Abertas”, desenvolvidos pela corporação em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria da relação polícia-escola-comunidade.
De manhã, o capitão Evódio Oliveira, comandante da 5ª CIA PM Santaluz visitou Escola Hildérico Pinheiro acompanhado da subtenente PM Ana e dos soldados PM Danilo e Herik. Os militares visitaram todas as salas de aula, conversando com os estudantes e passando orientações relacionadas a diversos temas como segurança dentro e fora da escola, educação cívica e moral, direitos e deveres do cidadão, danos causados pelo uso de drogas, higiene, entre outros. “O intuito é estabelecer uma relação de confiança e diálogo com os estudantes e ajudá-los a compreender sobre os seus deveres e direitos no mundo, colaborando com processo de escolhas em relação ao futuro de cada um deles como cidadãos”, explica o oficial.
O estudante Eduardo Souza, 13 anos, 7º ano, ouviu atentamente as instruções e conta que a visita foi também uma oportunidade de conhecer o trabalho do policial militar. “Foi muito legal. Eles passaram um monte de dicas legais para a gente, tipo, como se comportar em casa e na escola, e não se envolver com coisas erradas, como o uso drogas. O soldado Herik e Danilo sempre dão esses conselhos para nós quando vem aqui. Ainda deu para a gente tirar dúvidas e curiosidades sobre o trabalho da Polícia Militar. A gente até tirou foto com eles também”, disse.
À tarde, alunos do Cenos participaram de uma visita guiada à sede da 5ª Companhia PM. Os estudantes conheceram a rotina interna básica de um quartel, assistiram a apresentação de palestra educativa e demonstração das viaturas e equipamentos utilizados na atividade policial. A atividade também foi marcada pela apresentação do grupo de capoeira ‘Raíz de Dendê’, que é apoiado pela Prefeitura de Santaluz, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “A capoeira tem caráter educacional e formativo, e está cada vez mais presente no contexto pedagógico das escolas, que têm utilizado os recursos didáticos fornecidos pela modalidade por causa de sua riqueza em termos de movimento corporal, musicalidade e socialização”, ressaltou o comandante da 5ª Cia PM.
As atividades do ToPaPEs e do Quartel de Portal Abertas seguirão acontecendo nas próximas semanas. A visitação às instalações do quartel é previamente agendada e supervisionada, respeitando todas as normas de segurança do local e regimento interno. As visitas são realizadas por estudantes das escolas do ensino público e privado, sempre acompanhados dos professores responsáveis e supervisionados por policiais militares.
Redação Notícias de Santaluz
Confira a galeria de fotos abaixo:
Boa iniciativa e parceria necessária a educação e a sociedade.
GLÓRIA A DEUS!!! É preciso humanizar a polícia, resgatá-la da truculência, da violência, da barbárie, da repressão pela repressão, da covardia, do ódio, da execração pública.
José Plínio de Oliveira
Ta louco?
Tá não, é louco.