Santaluz: Prefeito Zenonzinho termina mandato entregando veículos, obras e equipamentos na área de saúde
O prefeito de Santaluz Zenon Nunes da Silva Filho, o ‘Zenonzinho, entregou, nesta sexta-feira (30), dois dias antes de entregar o cargo a sua sucessora, Quitéria de Júnior, obras e equipamentos na área de saúde. O prefeito, que já havia participado da entrega de duas unidades de saúde no meio da semana, nos povoados de Várzea da Pedra e Sisalândia, teve como primeiro compromisso, às 9h, a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do povoado de Serra Branca.
Acompanhado de autoridades, entre elas, o vice-prefeito Roudillys Rios (PSD), a secretária de Saúde Ana Ofélia, o secretário de Relações Institucionais José Haílton, os vereadores Miraldo Sena (PDT), Manoel de Lea (PSD) e Jeová Lourenço (PSD), além do ex-prefeito Donga e do suplente de vereador Joilson das Máquinas, Zenonzinho entregou a unidade que foi ampliada e modernizada para atender os moradores da comunidade e região circunvizinha. Em seguida, o prefeito tomou café com moradores da comunidade.
A presidente da Cooperativa de Geração de Emprego e Renda da Região de Serra Branca, Nívea Dantas, uma das beneficiadas pela USF, conferiu o resultado e reconheceu a importância da obra. “Ficou muito bom mesmo. Não votei no prefeito Zenonzinho, mas fiz questão de parabenizá-lo pelas obras importantes feitas na nossa comunidade durante a sua gestão”, disse.
Em seguida, o prefeito participou ao lado da comitiva da inauguração de outra Unidade de Saúde da Família no povoado de Mucambinho, onde esteve acompanhado do vereador eleito Vanvan (PT) e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santaluz, José Hamilton Silva, que destacou a importância do empreendimento para o atendimento aos moradores na própria comunidade onde vivem.
Do Mucambinho, o prefeito seguiu para a sede do município, onde fez a entrega simbólica de novos equipamentos no Hospital Municipal Petronilho Evangelista dos Santos e de uma ‘Sala Vermelha’, onde serão acolhidos os pacientes mais graves, que necessitam de cuidados e vigilância semi-intensivos, enquanto aguardam a definição do diagnóstico, cirurgia de emergência ou transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O prefeito explicou que a Sala Vermelha terá capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de qualquer paciente em emergência ou urgência médica, e seu modelo está alinhado aos mais modernos centros de emergências médicas atuais. “Trata-se de uma sala equipada com monitor cardíaco, desfibrilador, ventilador mecânico, eletrocardiograma digital, bombas de infusão, além de outros equipamentos e acessórios necessários ao atendimento de pacientes graves, tudo o que há de mais moderno e com uma estrutura semelhante a uma unidade de tratamento semi-intensivo, que torna o nosso hospital uma das referências para urgência e emergência na região sisaleira”, disse Zenonzinho
O prefeito inaugurou ainda a reforma das enfermarias da unidade. “Adquirimos 30 novos leitos para as enfermarias para adultos e oito leitos para a enfermaria pediátrica, cuja estrutura também passou por reforma. Além disso, disponibilizamos para os acompanhantes e pacientes do pronto-socorro novas macas e cadeira reclináveis acolchoadas, para garantir o conforto de todos, pacientes e seus familiares. Também compramos novos carrinhos de emergência, aspiradores portáteis, desfibriladores, nebulizadores e suportes de soro”, completou.
Ainda foram entregues 10 veículos novos, sendo: Doblò (2), Uno Mille (2), Fiorino (1), Strada (2) e Ducato (2), além de um micro-ônibus, com dois consultórios, sendo um deles com capacidade cirúrgica.
Segundo o prefeito Zenonzinho, tudo isso se traduz, na prática, em benefício direto ao cidadão luzense. “Mesmo com nosso mandato acabando, fizemos questão de continuar até o último minuto projetando novos investimentos à altura do que a população merece. E, priorizamos a saúde nessa reta final porque entendemos que uma cidade que quer crescer, desenvolver, tem que garantir saúde pública e qualidade de vida para o seu povo, mas também deixamos obras em andamento em outras áreas, como pavimentação de ruas na sede e em alguns povoados”, disse.
O prefeito ainda lembrou as dificuldades enfrentadas durante sua gestão e disse que encerra o mandato com a certeza do dever cumprido. “É maravilhoso estar encerrando um mandato podendo fazer tudo aquilo que deve ser feito, mesmo que em alguns momentos tenhamos sido impossibilitados devido à crise financeira que atingiu o país e, consequentemente, os municípios, nos últimos anos. Foi um período difícil, com queda de receita e atrasos nos repasses feitos pelo governo federal, mas concluímos nossa trajetória de cabeça erguida e com a mesma interação que tivemos com a comunidade desde o início, baseada na transparência em prol do bem comum”, concluiu Zenonzinho, que ainda visita obras de pavimentação neste sábado (31).
Redação Notícias de Santaluz