Espaço de Aquaponia é aberto ao público em Santaluz
Na manhã da última quinta-feira-feira, 12 de janeiro, aconteceu a reinauguração do Sistema de Aquaponia, intitulada de Aquaponia JV, situada no bairro Morro dos Lopes, em Santaluz, região sisaleira da Bahia. O evento contou com a presença de diversas organizações do território do sisal, entre elas Fundação Apaeb, Centrais das associações de Quijingue e Euclides da Cunha, líderes de projetos da Humana Brasil, representantes da Federação União Sertaneja e do Centro de Apoio aos Interesses Comunitários (Ceaic).
Quem também esteve presente foi a Secretária de Assistência Social de Santaluz, Aline Cunha, e a Prefeita Quitéria Carneiro, que viram com muito orgulho e presenciaram a apresentação da tecnologia implantada no projeto. Quitéria também citou a importância de as pessoas produzirem alimentos saudáveis e que mais agricultores poderiam ter acesso a tecnologia.
A apresentação foi intercalada com perguntas do público criando um ambiente propicio ao entendimento da tecnologia. Os agricultores Antônio Veloso dos Santos e José de Jesus Souza Damasceno falaram sobre o desenvolvimento e como é todo o processo do Sistema de Aquaponia.
Antônio e José fizeram uma explanação de como iniciaram os desafios e também, explicitando o quanto que pode ser valiosa essa tecnologia social para região do semiárido, principalmente pelo baixo consumo de agua;
Antônio também exaltou o trabalho do Ceaic, através do seu presidente Valter Vieira, e a divulgação e apoio do projeto União Sertaneja, o qual permitiu montar a estrutura do sistema.
Valter Vieira falou sobre a importância das organizações estarem apoiando as iniciativas inovadoras, e citou a inauguração do projeto Arapuá Produtivo, que vai ser aberto para a apresentação ao público nesta segunda-feira (15), na counidade de Arapuá, que fica distante cerca de 27 quilômetros da sede do município. O projeto é composto por uma cisterna de produção com integração ao sistema de Aquaponia, através do Projeto União Sertaneja, e um aviário matriz, construído com recurso da CAR e SDR, cujo as aquaponias de Morro dos Lopes e também o Arapuá produtivo serão visitados no 17º Encontro dos Produtores Orgânicos, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro em Santaluz.
A Tecnologia
Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). O sistema funciona através de bombeamento que leva a água com fezes dos peixes para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.
Por: Valter Vieira, com colaboração de Jessica Oliveira
Mais que excelente!
Esse projeto é maravilhoso, já provei do alface tem um sabor especial. Parabéns Antônio Veloso, muito sucesso. ..