Voluntários do Sertão devolvem sorrisos à população de Santaluz
A edição 2018 do mutirão Voluntários do Sertão, que está sendo realizada em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, está trazendo alegria e centenas de sorrisos de volta nos rostos dos moradores da cidade e da região. Pessoas sem muitos recursos financeiros e que estão aproveitando a presença dos dentistas na cidade para realizar consultas e intervenções mais complexas, como a colocação de próteses.
Gente como dona Aloísia Alves, de 50 anos, moradora do povoado de Junco, que conseguiu realizar um sonho que era o de restaurar o sorriso com a colocação de uma prótese parcial. “Vou realizar esse sonho. A última vez que fui a um dentista já faz mais de três anos. E sempre arrancava dentes. Agora estou aqui para colocar”, contou, minutos após fazer o molde da prótese que usará na região frontal superior e inferior da boca.
Nesta quarta-feira, ela receberá a prótese moldada e estará bem cedinho na fila para a colocação. Para ela, o sacrifício de ter dormido na fila no último domingo, valerá a pena. “Coloquei uma esteira de praia e deitei sem nenhum problema. Minha senha era a 138 e esse número vou lembrar para sempre”, fala emocionada.
Atualmente desempregada por não ter mais condições físicas para trabalhar, ela ainda não procurou os direitos de aposentar-se e vive com o marido, esse sim aposentado por invalidez. O casal vive apenas com um salário mínimo e da venda de galinhas e ovos, o que não permite que dona Aloísia possa pagar pelo tratamento. “Se eu fizesse não sobraria nada para passar um mês”, diz ela. Na última vez que fez uma prótese, pagou cerca de R$ 600, mas o material de baixa qualidade não durou muito tempo. “Rachou muito rápido e aí não tive como fazer outra”, conta.
Dona Aloísia não foi sozinha até a carreta odontomóvel nesta terça-feira (1). Ela fez questão de que o marido a acompanhasse, pois as filhas incentivaram o casal a buscar um tratamento. “Foram eles que contaram que os Voluntários viriam. Então valeu a pena né?”, disse ela.
Sorriso fácil de dona Ludsilva
Separada, mãe de oito filhas, Dona Ludsilva Oliveira, de 75 anos, conta que demorou para acreditar que seria verdade a vinda de centenas de médicos para a sua cidade. Precisou ver a grande carreata formada no último domingo e a instalação das dezenas de postos de atendimento para crer que, enfim, poderia realizar um sonho. Ter de volta o sorriso e a chance de mastigar perfeitamente.
Bem humorada, e dona de um riso fácil, faltava algo para que a sua alegria transbordasse ainda mais. “Sempre fui assim, risonha, feliz da vida. Mas claro que a falta dos dentes inibe um pouco né? Mas eu estou sempre rindo. Agora então estou linda”, afirma.
A trabalhadora rural aposentada e frequentadora assídua do clube da melhor idade, não vê a hora de mostrar a novidade para as amigas. “Já fazem muita festa comigo. Agora com esse sorriso lindo, já imagino como será”, sorri, exibindo com orgulho os novos dentes.
Ludsilva ganhou uma prótese parcial, frontal. Um sonho antigo, mas que estava impossível de realizar pela renda mensal. Só sabia pelas pessoas que seria possível ter uma prótese, só não sabia como conseguiria. “A vinda dos Voluntários me deu essa chance. Vocês são anjos que caíram do céu para nossa população”, afirmou.
Sonhos como das senhoras Aloísia, Ludsilva e de jovens como Alison dos Santos e Ednilza Almeida de Oliveira, de 32 anos, que também passaram por processos de endodontia e reabilitação oral, continuarão sendo realizados por mais alguns dias.
Odontomóvel ficará na cidade até a semana que vem
O mutirão Voluntários do Sertão – que também oferece atendimentos nas áreas médica – incluindo cirurgias de média e pequena complexidades -, enfermagem, previdenciária, jurídica, psicológica, social, entre outras – segue até a próxima sexta-feira (4), mas devido à grande procura da população pelos serviços de odontologia, as carretas permanecerão até a próxima semana. Com isso, segundo avaliação da organização, a média de 500 atendimentos diários deve bater recordes nessa edição.
Notícias de Santaluz