CMEICwMXAAACVlf

Vacinação contra paralisia infantil continua até a próxima segunda-feira, 31 de agosto, e tem mais um “Dia D” neste sábado (29).

Mais da metade das 955.417 crianças de seis meses a menores de cinco anos da Bahia ainda não tomou a vacina contra a poliomielite, doença que pode levar a paralisia infantil. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até terça-feira (25) apenas 38% das crianças haviam sido vacinadas, o que representa aproximadamente 360 mil imunizados. De acordo com a Sesab, a previsão é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 907.698 crianças. Em Santaluz, até o momento, o índice de crianças vacinadas contra a paralisia infantil é superior à média do Estado. Até a última terça-feira (25), 1.316 crianças (50,67% do total) haviam sido imunizadas no município, de acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica. A média também é superior a da capital baiana, onde menos da metade do total de crianças (48%) havia sido vacinado no mesmo período. A vacinação continua até a próxima segunda-feira, 31 de agosto, e tem mais um “Dia D” neste sábado (29). A vacina está disponível nos postos de saúde.

A poliomielite é uma doença que paralisa os membros inferiores e também pode atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A criança com dois meses deve ser imunizada com a primeira dose da vacina, que é injetável. Depois, aos quatro meses, toma a segunda dose, também injetável. Dos seis meses aos 4 anos, 11 meses e 29 dias, a criança deve tomar, uma vez por ano, a versão oral da vacina. Há 26 anos, não são registrados casos da doença no país.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)