Share Button

Foto: Freepik

Boletim divulgado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde de Santaluz mostra que apenas quatro testes rápidos para detecção de Covid-19 foram feitos na cidade ao longo do dia, sendo que três deram positivo para a doença, o que corresponde a 75%.

De acordo com o informativo, o município contabiliza agora 3.715 casos desde o começo da pandemia. Também foram registradas seis curas clínicas nesta sexta-feira, totalizando 3.641 pessoas recuperadas.

Ainda segundo o boletim, 28 pessoas estão com o vírus ativo e outras 17 aguardam resultados de exames.

Além disso, o município continua investigando um óbito por suspeita da Covid, mas a Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o caso.

Importância de massificar testes

Apesar do baixo número de testes rápidos para detecção de Covid-19 feitos nesta sexta-feira, o percentual de diagnósticos positivos da doença chama a atenção e reforça a importância de ampliar a testagem para o combate ao coronavírus.

Especialistas e autoridades oficiais de saúde consideram que, além da vacinação, a testagem em larga escala é uma das estratégias mais eficientes de vigilância epidemiológica, levando em conta que o teste permite identificar rapidamente os infectados, oferecer um tratamento adequado e isolá-los para evitar a transmissão do vírus.

Por outro lado, a baixa testagem pode indicar uma falsa sensação de controle da pandemia.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)