Share Button

Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia registrou a marca histórica de 9,4 milhões de turistas durante a alta temporada 2024/2025. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o fluxo de visitantes resultou em uma movimentação econômica de R$ 23,7 bilhões, consolidando o estado como líder nacional no setor. Somente no período do Carnaval, 3,5 milhões de pessoas passaram pelas 13 zonas turísticas baianas, gerando R$ 7 bilhões em receita — um dos maiores volumes já registrados pela pasta.

Ainda segundo a Setur, o desempenho reflete um crescimento contínuo do turismo baiano, acompanhado por dados do IBGE. Em janeiro de 2025, o setor no estado cresceu 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando a média nacional de 3,5%. Já na comparação entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a Bahia teve alta de 1,5%, enquanto o país apresentou retração de 6,4%.

O ritmo positivo se manteve em fevereiro, com destaque para a capital Salvador, que registrou taxa de ocupação hoteleira de 68,7%, impulsionada pela presença de turistas internacionais. No Carnaval, a média de ocupação nos principais destinos do estado foi de 95%, com picos de 100% em Salvador, Itacaré, Porto Seguro e Lençóis, conforme levantamento da Setur.

Outro dado que confirma o bom momento do setor é a geração de empregos formais. De 2021 a 2024, a Bahia criou quase 37 mil postos com carteira assinada em atividades relacionadas ao turismo, número que inclui a recuperação dos 19 mil empregos perdidos em 2020, devido à pandemia, e a criação de 18 mil novas vagas no período, segundo informações da Setur.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)