Share Button

Por O Globo

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro convidou o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos), de quem é aliado político, para ser embaixador do Brasil na África do Sul. Segundo notícia publicada pelo jornal “Correio Braziliense”, confirmada pelo jornal O Globo, o governo brasileiro pediu “agrément” à África do Sul, para que as autoridades daquele país aprovem o nome de Crivella.

O convite foi feito no Palácio do Planalto, em uma reunião que contou com a presença de Dona Sylvia, mulher do ex-prefeito. Ela aprovou a ideia, pois conhece bem a África do Sul, assim como os filhos do casal, que chegaram a viver no país. Crivella chegou a publicar um livro chamado “Evangelizando a África”, publicado no fim dos anos 1990.

Bolsonaro avalia que o atual embaixador da África do Sul, Sergio Danese – que assumiu o posto em dezembro de 2020 – está lá “há pouco tempo” e não teria dificuldade de ser deslocado para outro país. 

Crivella tem sido aconselhado por amigos a ir para África do Sul como uma forma de “autoexílio”, como para “se reinventar” (ele chegou a ser preso meses atrás).

Também seria uma forma de prestigiar o bispo Edir Macedo, tio de Crivella e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, que há algumas semanas deu sinais de que poderia romper com Bolsonaro, sob a alegação de que o Itamaraty não teria dado apoio à instituição em um conflito com o governo de Angola e religiosos locais.

Representantes da Igreja Universal naquele país foram denunciados sob acusação de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.

Deixo o seu comentário

comentário(s)