Bovinos são flagrados atravessando a BA-120 em Santaluz; vídeo mostra motorista reduzindo velocidade para evitar acidente

Bovinos são flagrados atravessando a BA-120 em Santaluz; vídeo mostra motorista reduzindo velocidade para evitar acidente | Imagem: Arquivo Pessoal
Pelo menos quatro bovinos de grande porte foram flagrados soltos na BA-120, no trecho urbano de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (26). Um vídeo enviado ao repórter Djota Radialista mostra o momento em que um motorista reduz a velocidade para evitar atropelar um dos animais que atravessava a pista, nas proximidades do bairro Jorge Vilas Boas.
Além do animal sobre a rodovia, outros foram vistos às margens da pista, que não possui acostamento, aumentando o risco de acidentes — especialmente à noite, com baixa visibilidade.
Moradores relatam que a presença de bovinos soltos é recorrente nesse trecho da BA-120 e cobram ações preventivas da prefeitura e responsabilidade dos tutores dos animais.
Na semana passada, a Câmara Municipal de Santaluz realizou uma sessão solene para discutir a segurança no trânsito. Segundo o vereador Sérgio Suzart, a proposta surgiu diante dos frequentes acidentes envolvendo animais em vias públicas, especialmente na zona urbana da BA-120.
Santaluz conta com um decreto municipal em vigor que prevê multa de 15% do salário mínimo na primeira infração e 30% em caso de reincidência. O tutor também deve pagar R$ 100 por dia por animal apreendido. Em casos repetidos, a legislação permite até a perda da posse do animal.
O Código de Trânsito Brasileiro também responsabiliza os tutores por acidentes causados por animais soltos em vias públicas.
A orientação das autoridades é que, ao se deparar com animais na pista, condutores de veículos devem reduzir a velocidade, acionar o pisca-alerta e comunicar imediatamente o Departamento de Defesa Animal pelo WhatsApp (75) 9141-0936.
Notícias de Santaluz em parceria com Djota Radialista