Brasil e Estados Unidos reforçam parceria para a transição energética
Durante o Fórum de Energia Brasil-EUA, na quarta-feira (2) em Foz do Iguaçu, no Paraná, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, discutiram novas formas de cooperação, incluindo a criação de hubs de energia limpa.
Essas tecnologias incluem hidrogênio e captura e armazenamento de carbono (CCUS). A proposta é envolver não só os governos, mas também o setor privado, com o objetivo de ampliar a descarbonização industrial.
Silveira ressaltou a importância do trabalho conjunto com os Estados Unidos. “Com essa iniciativa, queremos desenvolver o conceito de hubs de energia limpa, como centros que vão se beneficiar das sinergias entre os empreendimentos, com escala econômica para ampliar a descarbonização industrial”.
Jennifer Granholm também destacou os esforços do Brasil, elogiando a aprovação das leis de Hidrogênio de Baixa Emissão e Combustível do Futuro. Além disso, ela anunciou que os EUA irão colaborar com o programa Energias da Amazônia, que busca descarbonizar os sistemas isolados de energia na região.
Notícias de Santaluz