Reunião entre o ministro e os produtores aconteceu nesta terça-feira.

Reunião entre o ministro e os produtores aconteceu nesta terça-feira.

O deputado federal Geraldo Simões participou, nesta terça (1), com representantes dos produtores rurais de Una, Buerarema e Ilhéus, de uma audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A pauta era o conflito de terras disputadas por supostos indígenas no Sul da Bahia. o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou a necessidade de pacificação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais.

Mas não garantiu impedir a demarcação da maneira como ela foi proposta pela Funai, com base em um relatório tido como fraudulento e sem bases históricas. Cardoso propôs a criação de uma mesa de negociação entre as partes. A ideia é que os produtores, que há mais de 100 anos são donos das terras, sentem para discutir uma partilha com os invasores que se apresentam como índios. A maior parte foi reconhecida como “índio” baseado em autodeclaração.

Segundo o ministro, foi criada uma Sala de Situação em Ilhéus, pelo Ministério da Justiça e o Governo da Bahia, para articular as operações conjuntas da Polícia Federal, Força Nacional, polícias Rodoviária Federal, civil e militar. No sul da Bahia, onde a Funai elaborou um relatório contestado pelo produtores, demarcando 47 mil hectares para os “tupinambás”, já ocorreram cerca de 100 invasões de terras de pequenos proprietários, sempre com violência. (A Região)

Deixo o seu comentário

comentário(s)