Share Button

Candidato negro tem casa pichada com mensagem racista em Feira de Santana | Foto: Divulgação

O candidato a deputado federal pela Bahia, Damazio Santana dos Santos, o Mazo, de 43 anos, teve sua casa pichada com a frase racista ‘Fique na senzala’. O caso ocorreu na terça-feira (20), no bairro Caseb, na cidade de Feira de Santana. O candidato registrou o caso na polícia, que vai investigar a situação.

Marzo, que mora com a mãe de 72 anos, lamentou o ocorrido. “”Eu estava com minha mãe na parte da frente da casa, e uma vizinha se aproximou e disse: ‘Você já viu isso aqui? (…) Eu fico descrente do ser humano. A gente tenta fazer e dar nosso melhor todo santo dia. Uma situação dessa é muito triste”, relatou.

Além disso, Mazo tem recebido ligações anônimas de cunho racista. “Semana passada, eu já estava recebendo ligações anônimas que demonstravam insatisfação com minha candidatura a deputado. Perguntando o que é que eu queria com política. Como se aquele não fosse um lugar que eu pudesse ocupar”, disse ao g1.

Mazo diz que por já ter passado por situações semelhantes, procurou minimizar a situação, mas mostrou preocupação que o caso ocorresse com outras pessoas.

“Já passei tanta coisa na minha vida que estou meio anestesiado. Eu consigo lidar com isso. Me sinto anestesiado. Agora imagine alguém que não consegue lidar dessa forma. É muito difícil administrar isso, mas o difícil faz parte da minha zona de conforto. É importante seguir buscando ocupar os lugares, por mais que muitos da nossa sociedade não queiram ver pessoas negras em espaço que acham que não pertence aos negros”, contou em entrevista ao g1.

Nas redes sociais, Mazo escreveu um texto onde diz que quando estava em situações onde a presença do negro é normalizada, ele não recebeu nenhum tipo de manifestação. E que as mensagens racistas ocorrem pelo desejo de ocupar um lugar onde o negro não é visto de forma costumaz.

“Quando panfletei nas sinaleiras, as pessoas me enxergavam nesse lugar e aceitavam. Quando trabalhei no shopping como vendedor, as pessoas me enxergavam nesse lugar e aceitavam. Agora que quero ser Deputado Federal, as pessoas não me enxergam nesse lugar e não aceitam. Acabei de sair na frente da minha casa e vi que fizeram essa pichação. Não vou parar de bailar!!”, escreveu.

Deixo o seu comentário

comentário(s)