WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Parabéns, Santaluz!

COLUNA DA NUTRICIONISTA – Dra. Calila Santiago

RETENÇÃO LÍQUIDA? DESCUBRA COMO ELIMINAR O INCHAÇO.

Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência os líquidos retidos. Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.

Chás, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço.

Hortaliças

Aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão.

Frutas

Melancia, melão, abacaxi, pera, morango, maçã, maracujá.

Bebidas

Água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada.

Bons hábitos

– Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.

– Prefira o sal marinho em vez do sal refinado. Uma boa dica é comprar sal grosso e moer no liquidificador junto com.alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.

– Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água de coco e chás diversos.

– Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação permitir.

– Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem vindas.

Atenção:

Certos compostos de sódio são encontrados em produtos diversos e insuspeitos:

– bicarbonato de sódio e fosfato de sódio no fermento em pó.

– glutamato monossódico (realçador de sabor) onipresente em sopas industrializadas, biscoitos, molhos, massa de tomate.

– alginato de sódio (espessante) em sorvetes e achocolatados.

– benzoato de sódio (conservante) em frutas desidratadas como passa, damasco, figo.

Calila SantiagoDra. Calila Santiago
Nutricionista – CRN 4904
Pós graduando em Nutrição Clínica e Saúde Pública | [email protected]

1 resposta para “COLUNA DA NUTRICIONISTA – Dra. Calila Santiago”

  • izanaia noronha disse:

    oi por favor se tiver como vc me ajudar hj teve um medico aqui ele me alertou pq sinto mtas dores na coluna e ele me falou q tnho q comer algumas coisas..como a salsa.então quando eu tinha 12 anos fiz uma cirurgia e tiraram mto liquido da minha coluna!!!e na gravidez tbém,por isto as dores…e q mais tarde posso sentir..então vc pode me ajudar…?

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia